loading

"Não sei se será coincidência mas os que jogam na Arábia tiveram abaixo do que era expectável"

Numa noite de desafios e testes para a Seleção Portuguesa de Futebol, a equipa das quinas enfrentou a Eslovénia num jogo amigável que acabou por trazer surpresas desagradáveis para os adeptos lusos.

"Não sei se será coincidência mas os que jogam na Arábia tiveram abaixo do que era expectável"
RTP

"Francisco Conceição e Jota são dois jogadores que conseguem a internacionalização", destaca Carraça.

A partida, a contar como preparação para o Euro 2024, culminou numa derrota por 2-0 para os comandados de Roberto Martínez, interrompendo uma série de 11 vitórias consecutivas e marcando o primeiro desaire do técnico espanhol à frente da equipa nacional.

A expectativa era alta para Portugal, especialmente após a série impressionante de vitórias sob o comando de Martínez. No entanto, o jogo contra a Eslovénia revelou-se uma pedra no sapato para os portugueses, que não conseguiram manter o seu registo imaculado.

"O objetivo desta noite não era ganhar. Era tentar ganhar"

O encontro foi marcado por uma falta de inspiração por parte dos jogadores portugueses, que não conseguiram impor o seu jogo perante uma equipa eslovena bem organizada.

A primeira derrota desde o Mundial do Qatar, onde Portugal foi eliminado por Marrocos, serviu como um lembrete de que o sucesso no futebol nunca é garantido, mesmo para equipas tão talentosas quanto a Seleção Portuguesa.

O próprio Roberto Martínez, em declarações após o jogo, admitiu que o objetivo da noite não era necessariamente a vitória, mas sim a oportunidade de testar diferentes jogadores e estratégias antes do Euro 2024.

"O objetivo desta noite não era ganhar. Era tentar ganhar, mas experimentar com os jogadores. É um jogo de preparação para o Europeu. E foi isso mesmo. Primeira vez a sofrer primeiro. Depois destes 90 minutos, estamos mais preparados para o Europeu", disse o técnico, na conferência de imprensa pós-jogo.

"Não gostamos de perder, mas o objetivo do jogo era conseguir informação, mais do que vencer", acrescentou Martínez.

Um dos pontos que está a merecer alguma análise e a dar azo a alguma discussão na imprensa nacional, foi o desempenho dos jogadores que competem em ligas menos competitivas, como é o caso da Arábia Saudita, onde atua Cristiano Ronaldo, Otávio e ainda Rúben Neves.

O capitão da equipa nacional, que havia ficado de fora do primeiro encontro particular, foi uma das novidades apresentadas por Martínez no jogo contra a Eslovénia, mas não conseguiu fazer a diferença que era esperada pelos adeptos portugueses.

Além disso, a saída de Ronaldo do campo no meio de protestos visíveis, incluindo gestos para o quarto-árbitro, levantou questões sobre a sua frustração com o resultado e o desempenho da equipa das quinas.

"Jogadores que competem na Arábia Saudita tiveram um ritmo muito mais baixo"

Na ressaca da primeira derrota na 'era Martínez', António Carraça, ex-diretor geral do Benfica e antigo jogador de futebol, comentou sobre o ritmo competitivo dos jogadores que competem na Liga saudita, observando que estes parecem apresentar um nível inferior de preparação em comparação com os restantes colegas.

"Não sei se será coincidência mas o que é certo é que os três jogadores que competem na Arábia Saudita tiveram um ritmo competitivo muito mais baixo do que aquilo que seria expectável", começou por defender o ex-dirigente das águias, em declarações no Canal11.

"Tanto na vitória como na derrota vai tirar ilações para modificações que entender para os jogos seguintes", acrescentou Carraça, citado pelo jornal 'Bancada.pt'.

No entanto, a contrastar com uma exibição cinzenta da equipa das quinas, Martínez promovei mais uma estreia na seleção, Francisco Conceição, já depois de ter dado os primeiros minutos a Jota Silva no primeiro encontro particular. Para Carraça, os dois jogadores aproveitaram a oportunidade.

"Francisco Conceição e Jota são dois jogadores que conseguem a internacionalização", rematou o agora comentador desportivo.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?