loading

Sporting: O discurso errado de Jorge Jesus

Não é de hoje. Sempre que Jorge Jesus disputa as competições europeias o valor que atribui às mesmas é muito reduzido. Foi assim no Benfica e o mesmo modo de pensar parece repetir-se no Sporting Clube de Portugal. Para Jesus, a prioridade é sempre a competição mais importante a nível interno, ou seja, o campeonato. A meu ver essa forma de pensar está errada. Clubes como o Sporting não têm outra alternativa a não ser terem de lutar por todas as provas em que estão envolvidos, muito mais quando uma delas é uma competição europeia.

Sporting: O discurso errado de Jorge Jesus

Fará sentido desvalorizar assim tanto uma competição como a Liga Europa? Esta é a pergunta que fazemos a nós próprios quando ouvimos Jorge Jesus a falar sobre os jogos do Sporting na segunda prova europeia mais importante da UEFA.

É natural que no atual panorama do futebol português, e europeu, seja muito difícil pedir a um clube nacional a conquista da Liga dos Campeões. Clubes como Bayern de Munique, Barcelona, Paris Saint-Germain, Real Madrid, Atlético de Madrid, Manchester City ou até mesmo a Juventus estão num patamar superior e é por isso muito difícil fazer-lhes frente.

Já a Liga Europa é diferente. Os clubes portugueses, principalmente os chamados 'três grandes', tiveram sempre legítimas aspirações à conquista do troféu. É por isso, no mínimo, estranho que Jorge Jesus desvalorize uma competição onde ele próprio já deu mostras de elevada competência. É justo lembrar que foi com o treinador da Amadora que o Benfica chegou, muito recentemente, a duas finais consecutivas da Liga Europa. Embora tenha saído derrotado em ambas, não se pode desvalorizar tal feito.

VISITE O BLOGUE MARCAS DO FUTEBOL

Como tal, é incompreensível ouvir Jesus desvalorizar a Liga Europa e assistir às escolhas do técnico português. Não se percebe que contra um adversário poderoso como o Bayer Leverkusen o melhor avançado e o melhor médio da equipa comecem no banco. Com a derrota em Alvalade por 1-0 frente aos alemães, Jesus e o Sporting hipotecaram grandemente as suas hipóteses de passarem aos oitavos de final da competição.

Também por isso, não se entende o silêncio da direção do Sporting sobre tamanho descrédito da Liga Europa. Certos treinadores devem entender que quando querem fazer parte de um grande clube têm de saber jogar todas as competições com a mesma intensidade, afinal é para isso que existem plantéis com 20 e tal jogadores. Ao desvalorizar a Liga Europa, Jesus prejudica-se a ele próprio (afinal não é ele que está sempre a dizer que se lhe dessem outros meios poderia ganhar a Liga dos Campeões?), prejudica o futebol português, mas, sobretudo, prejudica o Sporting!

Todos sabem o quanto é importante conseguir bons patrocinadores, já que os mesmos ajudam financeiramente um clube. Não é nas competições a nível interno que se consegue isso. O futebol português não tem dimensão suficiente para atrair bons investidores. Para se dar nas vistas lá fora é preciso realizar boas provas europeias. Será que alguém tem dúvidas que se o Benfica conseguiu um bom acordo com a ‘Emirates Airlines’ foi em parte graças às boas prestações, nos últimos anos, na Europa do futebol? Por contraste, Sporting e FC Porto andaram mais de meia época sem patrocinadores nas camisolas, basta relembrar o percurso europeu dos dois clubes nos últimos dois, três anos para se perceber claramente uma causa e efeito.

É pelo aspeto desportivo, financeiro e prestígio da marca Sporting que é difícil entender porque Jorge Jesus continua a desvalorizar uma competição que tem tudo para voltar a fazer dos leões um clube temido e respeitado a nível europeu.

Posso até concordar com Jesus quando este diz que os adeptos antes querem o ganhar o campeonato. Com certeza, mas também acho que todos querem ver o Sporting voltar a ser um grande clube na Europa e, para isso, só estando nas fases finais das competições europeias. Partindo do princípio que na Liga dos Campeões é difícil – o próprio historial de Jorge Jesus na competição assim o indica –, se calhar apostar mais na Liga Europa não seria uma má ideia. O Sporting pela sua história e pela sua grandeza merece um bocado mais por parte do seu treinador e já agora era bom saber o que pensa Bruno de Carvalho disto tudo!

Este texto é resultado da colaboração semanal entre o Futebol 365 e o blogue marcasdofutebol.wordpress.com. Esta parceria procura analisar o desporto-rei a partir de um ângulo diferente: a comunicação.

Programa da jornada

Terça-feira, 16 de Fevereiro de 2016
Fenerbahce - Lokomotiv, 2 - 0

Quinta-feira, 18 de Fevereiro de 2016
Midtjylland - Man Utd, 2 - 1
Fiorentina - Tottenham, 1 - 1
Sevilla - Molde, 3 - 0
Saint-Étienne - Basel, 3 - 2
Dortmund - FC Porto, 2 - 0
Villarreal - Napoli, 1 - 0
Anderlecht - Olympiakos, 1 - 0
FC Augsburg - Liverpool, 0 - 0
Shakhtar - Schalke 04, 0 - 0
Valência - Rapid Wien, 6 - 0
Sion - Sp. Braga, 1 - 2
Galatasaray - Lazio, 1 - 1
Sparta - FK Krasnodar, 1 - 0
Sporting - Leverkusen, 0 - 1
Marseille - Athletic Bilbao, 0 - 1

Quarta-feira, 24 de Fevereiro de 2016
Sp. Braga - Sion, 2 - 2

Quinta-feira, 25 de Fevereiro de 2016
Lokomotiv - Fenerbahce, 1 - 1
FK Krasnodar - Sparta, 0 - 3
Lazio - Galatasaray, 3 - 1
Athletic Bilbao - Marseille, 1 - 1
Rapid Wien - Valência, 0 - 4
Leverkusen - Sporting, 3 - 1
Liverpool - FC Augsburg, 1 - 0
Schalke 04 - Shakhtar, 0 - 3
Olympiakos - Anderlecht, 1 - 2 a.p
Basel - Saint-Étienne, 2 - 1
FC Porto - Dortmund, 0 - 1
Molde - Sevilla, 1 - 0
Man Utd - Midtjylland, 5 - 1
Tottenham - Fiorentina, 3 - 0
Napoli - Villarreal, 1 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?