Bwin Liga: FC Porto prossegue «passeio», Benfica e Sporting posicionam-se para o «derby»
O FC Porto prossegue sábado o “passeio” rumo ao “tri” na Liga portuguesa de futebol frente ao Paços de Ferreira, no Dragão, enquanto Benfica (recebe o Sporting de Braga) e Sporting (em Setúbal) posicionam-se domingo para o “derby”.
Numa 20ª ronda que, como habitualmente, começa sexta-feira e apenas termina segunda, o “onze” de Jesualdo Ferreira vai, certamente, somar a 16ª vitória, na resposta a um perigoso desaire (0-1) no reduto do Schalke 04, na primeira “mão” dos “oitavos” da Liga dos Campeões.
Sem necessidade de grandes poupanças, tendo em conta que o segundo embate com os alemães apenas se joga a 05 de Março, o FC Porto é mais do que favorito, até porque apenas cedeu dois pontos em casa (nove vitórias e um empate), onde marcou 21 golos e só sofreu um.
O médio José Pedro (Belenenses) foi o único forasteiro a marcar no Dragão – já há mais de três meses e meio -, onde o Paços de Ferreira, penúltimo colocado, se apresenta com um pobríssimo pecúlio em reduto alheio (nenhuma vitória, um empate e oito derrotas).
Tendo em conta os números, o FC Porto, que na primeira volta venceu na Mata Real por 2-0, pode até pensar em voos mais altos, como numa goleada, aproveitando, entre outras coisas, a veia goleadora do argentino Lisandro Lopez, líder destacado dos marcadores (16 tentos).
Os “dragões” devem vencer e podem aumentar o já enorme avanço sobre os mais directos adversários: o Benfica, segundo, a 10 pontos, joga em casa, onde já desbaratou 11 pontos, e o Sporting, terceiro, a 14, como visitante, qualidade em que apenas venceu dois jogos.
Sem golos nos derradeiros dois jogos caseiros (0-0 com Leixões e Nacional), o “onze” de José António Camacho precisa de vencer os “arsenalistas” para ter a garantia de que chega a Alvalade, na 21ª ronda, com uma vantagem sobre os “leões” superior a três pontos.
Com menos de 50 por cento de triunfos como anfitrião (quatro vitórias em nove jogos), o Benfica recebe, porém, a formação ideal: a equipa de Manuel Machado é a que não vence na Liga há mais tempo – desde a 13ª ronda (2-0 em Paços de Ferreira, a 14 de Dezembro).
O Sporting tem pela frente uma tarefa aparentemente mais complicada, perante um Vitória de Setúbal moralizado por um triunfo por 3-2 em Braga, sem esquecer que já bateu os “leões”, para a Taça da Liga (1-0), e já empatou em Alvalade (2-2), na primeira volta.
As saídas de Matheus e Edinho enfraqueceram o ataque, no qual também não estará o castigado Cláudio Pitbull, mas o “onze” de Carlos Carvalhal, sexto colocado, parece ter armas para se bater com a equipa de Paulo Bento, entre outros sem o influente Vukcevic, lesionado.
Os sadinos apenas venceram um dos últimos seis jogos – o derradeiro -, mas só perderam em casa duas vezes (0-1 com Guimarães e 1-2 com Naval), as mesmas que os “leões” ganharam em reduto alheio (2-0 na Amadora e 2-1 ao Marítimo), onde perderam 20 pontos.
Nos outros embates, o Vitória de Guimarães tenta regressar ao terceiro posto, pelo menos provisoriamente, na recepção à Naval, sexta-feira, enquanto o Belenenses, quinto, procura o terceiro sucesso consecutivo na recepção ao Marítimo, sétimo.
Em relação à segunda metade da tabela, o Estrela da Amadora (14º, com 18 pontos) tem uma boa possibilidade para fugir aos lugares perigosos, já que recebe sábado a “lanterna vermelha” e quase condenada União de Leiria (oito pontos).
Mais bem “instalados”, Nacional (nono, com 25 pontos), sem o técnico sérvio Jokanovic (castigado), e Leixões (11º, com 20) defrontam-se domingo, na Choupana, enquanto a Académica (12ª, com 20) fecha segunda-feira a ronda em Coimbra, com o Boavista (10º, com 23).


