Fernando Castro Santos promete novo início no Leixões
O espanhol Fernando Castro Santos, novo treinador do Leixões manifestou-se optimista quanto ao futuro do clube, mas admitiu que a tarefa de lutar pela manutenção será “difícil”.
“O Leixões não pode descer. Temos que esquecer o passado e começar uma nova Liga. Vai ser difícil, mas sem nenhum temor”, afirmou o substituto de José Mota, que confessou-se espantado pela presença maciça de adeptos na conferência de imprensa de apresentação.
O difícil calendário do Leixões, que sábado recebe o FC Porto, na 19.ª jornada da Liga, de seguida desloca-se a Guimarães (20.ª) e depois recebe o Benfica (21.ª), não atormenta o espanhol: “O calendário não assusta e o melhor é ir pensado num jogo de cada vez”, começou por explicar. “Ainda que seja o Barcelona, ninguém come ninguém, somos todos parecidos. Somos mais diferentes nos jornais e nos salários do que nos relvados”, aclarou o treinador que assinou contrato até ao final da próxima época.
Pela terceira vez a treinar equipas portuguesas – orientou o Sporting de Braga nas épocas 1997/98 e 2002/03 – Fernando Castro Santos até gostaria de liderar conjuntos com ambições diferentes, no entanto, fica satisfeito pelos “aflitos” reconhecerem o seu trabalho. “Não sei se é bom ou se é mau, mas é o que me toca. Por um lado gostaria de assumir equipas com outros objectivos, por outro, estar aqui significa que as equipas quando estão mal recorrem aos meus serviços”, esclareceu.
O técnico galego está seguro que a sua nova equipa “tem potencial”, caso contrário “não estaria cá”. Antes, pediu desculpa pelo mau português e revelou que estava ansioso por voltar ao futebol português, tendo ouvido da boca de Carlos Oliveira, presidente do Leixões, que foi o único treinador equacionado para liderar a equipa de Matosinhos. “Depois de analisados, no domingo à noite, um conjunto de nomes que poderiam ser contactados, não contactamos ninguém para além de Fernando Castro Santos”, garantiu o dirigente.
O técnico espanhol ainda não falou com os jogadores, mas já assumiu a primeira medida. O Leixões entra em estágio, em Melgaço, desta quarta-feira até sexta, véspera do jogo com o FC Porto para a Liga.


