Síntese: FC Porto empata e está mais longe do confiante líder Benfica
O FC Porto viu hoje o Benfica escapar-lhe do alcance no topo da Primeira, ao empatar a zero na visita a Paços de Ferreira, já depois dos ‘encarnados’ vencerem o Vitória de Guimarães.
Quando os ‘dragões’ saíram para o relvado sempre difícil da Mata Real, em Paços de Ferreira, já o Benfica tinha festejado o triunfo por 2-0 em Guimarães. E os virtuais sete pontos de diferença parecem ter afetado os portistas que, após uma semana conturbada, não foram além do nulo com o 13.º classificado do campeonato nacional.
‘Obrigado’ a vencer poucos dias depois da eliminação da Taça da Liga, o FC Porto desperdiçou ocasiões e interrompeu uma série de quatro triunfos consecutivos na I Liga, somando o terceiro jogo sem vencer em todas as competições.
Com o desaire frente ao Paços de Ferreira, que tem 17 pontos, a equipa de Nuno Espírito Santo vê o Benfica distanciar-se na liderança do campeonato, estando agora a seis pontos dos 41 do líder Benfica.
No regresso à sua antiga ‘casa’, Rui Vitória viu o tricampeão nacional dominar para somar a quarta vitória consecutiva na I Liga e consolidar o estatuto de líder.
Os ‘encarnados’ nem tiveram de esperar muito para construir o triunfo, com o regressado Jonas, a cumprir o primeiro jogo como titular no campeonato depois da lesão, a inaugurar o marcador aos 19 minutos.
A vitória do Benfica ficou fechada ainda na primeira parte, graças a um golo do grego Mitroglou (42 minutos), para desgosto dos vimaranenses, que viram interrompida uma série de três triunfos consecutivos e desperdiçaram a oportunidade de se aproximar dos ‘vizinhos’ minhotos, mantendo-se no quinto lugar, com 30 pontos.
O dia não dos clubes do Minho começou logo de manhã, com o Sporting de Braga a ‘tropeçar’ no Funchal, empatando a zero com o ‘aflito’ Nacional.
Na estreia do sérvio Predrag Jokanovic no banco da equipa local, os bracarenses foram uma pálida amostra da equipa que ocupa a terceira posição do campeonato, perdendo terreno para a liderança.
Com este empate, os bracarenses permanecem no pódio da I Liga, com 33 pontos, menos oito do que o líder Benfica, ficando ao alcance do Sporting, que recebe no domingo o Feirense e tem 30 pontos.
Já o Nacional, que somou o terceiro encontro consecutivo sem vencer, mantém-se no 16.º posto, com 12.
De visita ao continente, o outro clube madeirense conseguiu melhor que o antepenúltimo classificado, ao vencer o Estoril-Praia, por 1-0, no estádio António Coimbra da Mota.
O defesa brasileiro Raul Silva marcou o golo do Marítimo, aos 36 minutos, dando o segundo triunfo consecutivo aos insulares, que não venciam fora desde o início de outubro e que, assim, subiram ao sétimo posto, com 23 pontos.
O Estoril-Praia sofreu a quarta derrota consecutiva no campeonato – terceira desde a chegada do treinador espanhol Pedro Gómez Carmona – e acumulou o quinto encontro sem triunfos na prova, ocupando o 14.º lugar, com 15 pontos, quatro acima da zona de despromoção.


