1
2
3
4

Síntese: FC Porto continua imparável e Sporting afasta-se do grupo da frente

O FC Porto consolidou a liderança da I Liga portuguesa de futebol, com nova vitória, na segunda-feira, enquanto o Sporting voltou a perder numa deslocação ao norte, caindo para o quarto lugar.

Síntese: FC Porto continua imparável e Sporting afasta-se do grupo da frente
Síntese: FC Porto continua imparável e Sporting afasta-se do grupo da frente

No fecho da 16.ª jornada e a cinco dias do ‘clássico’ entre ambos, sortes diferentes para os dois ‘grandes’, com o FC Porto a derrotar no Dragão o Nacional por 3-1 – 18.º triunfo consecutivo para o campeão nacional – e o Sporting a perder em Tondela por 2-1, ‘resvalando’ de segundo para quarto lugar.

Esta série vitoriosa de Sérgio Conceição, que só tem igual na que o Benfica fez há oito anos, com Jorge Jesus – poderá ficar ainda mais em destaque no próximo fim de semana, se os ‘azuis e brancos’ superarem os ‘leões’ em Alvalade.

FC Porto, que dispunha de três pontos de vantagem sobre o Sporting de Braga, segundo classificado, e de quatro sobre o Benfica, terceiro, já com seu jogo da ronda realizado, entrou em campo a saber que o Sporting falhava o regresso ao segundo lugar e permanecia a cinco pontos.

Volvidos 90 minutos, tudo ficava ainda mais ‘facilitado’ para o caminho da defesa do título, já que o FC Porto chega aos 42 pontos, com os bracarenses a seis, o Benfica a sete e o Sporting a oito.

O FC Porto será ‘campeão de inverno’ no sábado, qualquer que seja o desfecho do ‘clássico’, e têm os rivais já a depender de resultados de terceiros.

Os campeões venceram com o ‘bis’ de um jogador que esteve em dúvida, Brahimi (32 e 57 minutos) e ainda um golo de Soares (38). Róchez marcou o tento da equipa madeirense (40), então a fazer o 2-1, mas insuficiente para contestar o forte domínio dos locais.

Em Tondela, o Sporting, sem Bas Dost mas de novo com Bruno Fernandes, foi impotente para contrariar o esquema do Tondela, que marcou o seu segundo golo quando estava em inferioridade numérica (expulsão de João Jaquité aos 51).

Juan Delgado abriu o marcador cedo, aos 05, e Tomané fez o 2-0 aos 74, com um grande remate. Passados dois minutos, o central Mathieu ainda reduziu, só que o marcador não se alterou e o 2-1 final confirmou a segunda derrota da ‘era’ Marcel Keizer e a perda de seis pontos em três jogos.

Também hoje, o Moreirense isolou-se no quinto lugar, com 28 pontos (mais três que Belenenses e Vitória de Guimarães), após ganhar na receção ao Desportivo das Aves, penúltimo classificado.

Um golo de Loum, aos 76 minutos, deu a quarta vitória seguida no campeonato à equipa de Moreira de Cónegos, a grande surpresa pela positiva deste campeonato, que capitalizou o desaire do Guimarães na visita ao Belenenses.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no X, no Instagram, no Whatsapp e no Youtube.

Na Primeira Página