Crónica: Guiné-Bissau assustou Camarões mas acabou derrotado na CAN-2017
A Guiné-Bissau desperdiçou hoje a vantagem de um golo e acabou derrotada pelos Camarões, por 2-1, num encontro do Grupo A da Taça das Nações Africanas de futebol (CAN2017) em que dificultou muito a vida aos ‘leões indomáveis’.
Depois do motivador empate (1-1) na estreia perante o anfitrião Gabão, na segunda jornada, os ‘djurtus’ defrontaram um dos históricos do futebol africano e reforçaram o sonho do apuramento quando Piqueti abriu a contagem, aos 13 minutos.
Contudo, na segunda parte, os Camarões, que já venceram por quatro vezes a competição, protagonizaram a reviravolta no marcador com remates certeiros de Siani, aos 61 minutos, e Ngadeu-Ngadjui, aos 79.
Em Libreville, no Estádio de l’Amitié Sino, a Guiné-Bissau podia e merecia ter alcançado outro resultado, mas os jogadores de Baciro Candé caíram muito fisicamente nos últimos 20 minutos e não tiveram forças para aguentar, pelo menos, novo empate.
Os ‘djurtus’, que estão pela primeira na fase final de uma CAN, acabaram derrotas, mas marcaram para já o melhor golo da competição, quando Piqueti fugiu a tudo e todos, aos 13 minutos.
Num lance de contra-ataque, o extremo do Sporting de Braga pegou na bola ainda no seu meio campo, levou a bola até à área dos Camarões, aproveitado a extrema apatia dos jogadores adversários, e ‘fuzilou’ o guarda-redes Odoa.
Apesar dos Camarões terem maior domínio de bola, a Guiné manteve justamente a vantagem até ao intervalo, não dando espaço junta à sua área.
A única exceção aconteceu já em cima dos 45 minutos, quando Aboubakar, jogador emprestado pelo FC Porto ao Besiktas, apareceu completamente solto frente ao guardião Jonas, acabando por falhar o remate.
A desilusão da Guiné-Bissau neste encontro ganhou ainda mais força no arranque da segunda parte, altura em que os ‘djurtus’ tiveram duas claras oportunidade para aumentar a vantagem, ambas do Mendy.
O antigo avançado do Estoril-Praia acabou por falhar nos dois lances e, aos 61 minutos, a seleção camaronesa acabou por refazer a igualdade, com belo remate de fora da área.
Com o passar dos minutos, a Guiné-Bissau foi perdendo força, começou a ter mais dificuldades em ganhar os duelos individuais a meio campo e os Camarões acabaram por dar a volta ao marcador, aos 79 minutos.
O central Ngadeu-Ngadjui, que ficou mal na fotografia no golo da Guiné, redimiu-se com um remate forte e seco, outra vez à entrada da área, aproveitado a liberdade dada pelos rivais.
Candé ainda lançou no jogo o avançado Abel Camará, jogador do Belenenses, mas o desgaste físico impediu a Guiné de esboçar qualquer reação.
Wednesday, 18 de January de 2017
Thursday, 19 de January de 2017
Friday, 20 de January de 2017
Saturday, 21 de January de 2017
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no X, no Instagram, no Whatsapp e no Youtube.


