Liga Zon Sagres: Rio Ave estreia-se com triunfo sobre o Belenenses
O Rio Ave entrou hoje da melhor forma na edição 2013/2014 da I Liga de futebol, ao vencer no terreno do regressado Belenenses por esclarecedores 3-0, em jogo da ronda inaugural da prova.
No regresso ao primeiro escalão, depois de três anos de calvário na II Liga, os ”azuis” não tiveram a desejada estreia e viram Braga (quatro minutos), Rodríguez (56) e Del Valle (89) construírem o primeiro triunfo dos vila-condenses.
Para o arranque na I Liga, Van der Gaag deu primazia à estabilidade da equipa, tendo lançado apenas dois reforços no ”onze” (Paulo Jorge e Danielsson), à semelhança do que sucedeu do lado oposto, com Salin e Wakaso a apresentarem-se como novidades na formação orientada por Nuno Espírito Santo.
Essa seria, de resto, uma das mais-valias dos vila-condenses, que surgiram com processos de jogo consolidados, não permitindo grandes oportunidades de sucesso ao conjunto de Belém, e aproveitando, ao mesmo tempo, as veleidades defensivas do adversário, nomeadamente nas laterais.
Contudo, foi o Belenenses a entrar de ”rompante” na partida e, logo ao segundo minuto, poderia ter inaugurado o marcador, não fosse um corte preponderante de Edimar, em cima da linha de baliza, depois de um alívio defeituoso de Rodríguez.
Ainda os adeptos se recompunham daquela oportunidade perdida e já o Rio Ave se colocava na frente, por intermédio de Braga, que beneficiou da total apatia do flanco direito ”azul” para entrar na área e bater Matt Jones.
A ansiedade da estreia ia-se assumindo como maior inimigo do Belenenses, que se revelou pouco intenso na recuperação de bola e deixava enormes espaços nas laterais, com Paulo Jorge e Filipe Ferreira a sentirem enormes dificuldades para travar as incursões adversárias, particularmente do ”endiabrado” Ukra, que viu o ferro negar-lhe as intenções.
Com enorme liberdade de movimentos no meio-campo, os visitantes passaram então a controlar o jogo e, apesar de uma ténue resposta do Belenenses após o descanso, num remate traiçoeiro de Fernando Ferreira, acabariam por dilatar a vantagem, através do peruano Rodríguez, que respondeu da melhor forma a um canto bem ”desenhado”.
Além de animar as bancadas, a entrada de Miguel Rosa, para a última meia hora, veio dar também maior ”vivacidade” e objetividade ao jogo do Belenenses, mas, por essa altura, era quase certa a vitória do Rio Ave, tendo em conta a superioridade evidenciada durante o jogo.
Dessa forma, não foi de estranhar que os números viessem a ser mais penalizantes para os ”azuis”, quando, seis minutos após entrar em campo, o venezuelano Del Valle surgiu isolado pela esquerda e bateu um desamparado Matt Jones, fechando as contas do marcador.
Friday, 16 de August de 2013
Saturday, 17 de August de 2013
Sunday, 18 de August de 2013
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no X, no Instagram, no Whatsapp e no Youtube.


