LC: Benfica soma três presenças nos ‘quartos’ e ‘demasiadas’ eliminações
Três presenças nos quartos de final e ‘demasiadas’ eliminações na fase de grupos marcam o balanço do Benfica na Liga dos Campeões em futebol, em vésperas de uma 11.ª presença entre os ‘grandes’ do ‘velho continente’.
Em 10 participações, os ‘encarnados’ só ostentam 30 por cento de apuramentos, com a curiosidade de nunca terem caído nos ‘oitavos’, ultrapassados em 2005/2006, às custas do detentor Liverpool, e em 2011/12, perante o Zenit.
A formação da Luz também atingiu os ‘quartos’ em 1994/95, na sua primeira presença – excetuando 1991/92, época que não entra nas contas da ‘Champions’ -, então vindo diretamente da fase de grupos, para cair perante o AC Milan.
Em termos globais, a época 2005/06 foi, claramente, a mais conseguida dos ‘encarnados’, que, sob o comando do holandês Ronald Koeman, cometeram a proeza de vencer duas vezes o Liverpool e uma o Manchester United, numa ‘final’ para ambos.
Na fase de grupos, e após um percurso irregular (1-0 ao Lille, 1-2 em Manchester, 1-1 fora e 0-1 em casa com o Villarreal e 0-0 em Paris, com os gauleses), o Benfica decidiu o apuramento na última ronda, face aos ingleses, na Luz.
O empate servia ao United, que se adiantou com um tento de Paul Scholes, mas o Benfica, obrigado a ganhar, conseguiu a reviravolta, com tentos ‘improváveis’ de Geovanni e Beto, para desespero de Cristiano Ronaldo, que acabou substituído e ainda ‘lançou’ um gesto impróprio para a bancada.
Depois desta proeza, os ‘encarnados’ conseguiram mais duas, face ao Liverpool, ‘apenas’ o detentor do troféu: 1-0 na Luz, selado sobre o final por Luisão, e um inesquecível 2-0 em Anfield Road, com ‘golões’ de Simão e Miccoli.
Nos ‘quartos’, face ao FC Barcelona, o Benfica ‘penou’ para empatar a zero na Luz e, em Nou Camp, a perder por 1-0, teve duas boas ocasiões para chegar ao 1-1 que valeria o apuramento, mas acabou derrotado por 2-0.
Em 2011/12, o Benfica conseguiu uma frase de grupos imaculada, com três vitórias e três empates, dois deles face ao Manchester United, que voltou a cair. Com os ‘encarnados’, seguiu o Basileia.
O ‘onze’ de Jorge Jesus – foi o seu único apuramento em cinco épocas ao comando do Benfica – eliminou, depois, o Zenit (2-3 fora e 2-0 em casa), para tombar perante o Chelsea (0-1 em casa e 1-2 em Stamford Bridge, onde ainda assustou os ingleses).
Na época de estreia, em 1994/95, os então comandados de Artur Jorge também não perderam na fase de grupos (três vitórias e três empates), mas, a eliminar, não tiveram hipóteses com o AC Milan (0-0 em casa e 0-2 fora).
As restantes sete presenças redundaram em outras tantas eliminações, em quatro delas com ‘descidas’ a Taça UEFA (2006/07 e 2007/08) e Liga Europa (2012/13 e 2013/14), estas últimas ‘coroadas’ com a chegada às respetivas finais.
No total, o Benfica tem números globalmente negativos, ao ostentar 25 vitórias, 19 empates e 26 derrotas, com 72 golos marcados e 78 sofridos.


