I Liga 17/18: Sp. Braga de ambição renovada aponta ao terceiro lugar
O Sporting de Braga apresenta-se para a época futebolística 2017/18 com a mesma ambição das últimas temporadas, sendo que o treinador, Abel Ferreira, aponta a ‘mira’ ao terceiro lugar e alimenta o sonho do título de António Salvador.
A difícil eliminação dos suecos do AIK, quinta-feira (2-1, após prolongamento), permitiu a passagem ao ‘play-off’ da Liga Europa, eliminatória que antecede a entrada na fase de grupos, objetivo que o presidente, António Salvador, já estabeleceu como obrigatório.
Depois de uma época dececionante, com três treinadores e com um quinto lugar a não dar lugar direto na Liga Europa, o Sporting de Braga reforçou-se em quantidade e, teoricamente, qualidade, o que abre perspetivas de um ano melhor.
Quanto às metas internas, o Sporting de Braga quer ficar entre os quatro primeiros, mas intrometendo-se entre os ‘três grandes’, tarefa que falhou na época passada, tendo mesmo sido ultrapassado na quarta posição pelo rival de Guimarães.
Na apresentação aos sócios e adeptos, no último domingo, Abel Ferreira foi um pouco mais longe e, além da vontade de chegar às finais da Taça de Portugal e da Taça da Liga, visou mesmo o terceiro lugar, sem esquecer o sonho presidencial de ser campeão nacional até ao centenário do clube, em 2021.
O plantel recebeu muitos jogadores novos, com destaque para o regresso de Danilo, que, embora vinculado contratualmente ao Braga, jogou nas últimas duas épocas nos espanhóis do Valência, no Benfica e nos belgas do Standard Liège.
Nota ainda para o ingresso dos ex-‘leões’ Ricardo Esgaio e Jefferson, para o trio proveniente do Marítimo formado por Raúl Silva, Fransérgio e Dyego Sousa e, ainda, para o guarda-redes André Moreira, que esteve com ‘um pé’ no Benfica.
O plantel parece mais equilibrado do que o da época passada, sendo de registar que a maior parte dos reforços são jogadores numa faixa etária intermédia e já com muita experiência no campeonato português.
Alan, futebolista que quebrou recordes no clube nas nove temporadas de Braga, terminou a carreira aos 37 anos, mas a sua ausência será notada mais no balneário do que propriamente como ativo desportivo, sendo que, neste aspeto, podem destacar-se as saídas de Baiano e Battaglia (contratado pelo Sporting).
Com um orçamento semelhante, a situar-se entre os 17 milhões de euros, resta saber se Abel Ferreira, que se estreia a começar uma temporada na I Liga, vai conseguir o mesmo sucesso que alcançou na equipa B dos bracarenses, de onde ‘saltou’ no final da época passada para substituir Jorge Simão.
O jovem técnico (38 anos) quer recalcar na equipa principal do Sporting de Braga o futebol de muita posse de bola, de ataque assente num 4x4x2 bem assumido que implementou na equipa secundária dos ‘arsenalistas’.


