Moçambique perde com Camarões mas avança inédito para os ‘oitavos’ da CAN2025
Os ‘Mambas’ caíram por 2-1 na fase de grupos da CAN2025, mas o resultado não impediu a histórica qualificação para a fase seguinte, onde enfrentarão a Nigéria.
A seleção de Moçambique sofreu hoje uma derrota de reviravolta, por 2-1, frente aos Camarões, na terceira jornada do Grupo F da Taça das Nações Africanas (CAN2025), cujo resultado não belisca o apuramento dos ‘mambas’ para os oitavos de final da prova.
Geny Catamo, jogador que alinha em Portugal, no Sporting, inaugurou o marcador aos 23 minutos, mas aos 28 um autogolo de Nené ofereceu o empate aos Camarões, que operaram a reviravolta, no início da segunda parte, com o tento decisivo de Kofane, aos 55 minutos.
Apesar deste desaire, Moçambique já tinha garantido a passagem para a fase seguinte, pelo menos como um dos terceiros melhores classificados da fase de grupos, algo que se veio verificar, e vai defrontar nos ‘oitavos’ a seleção da Nigéria.
Já os Camarões, que terminam a ‘poule’ no segundo lugar, atrás da Costa do Marfim, terão um duelo com a África do Sul, na fase a eliminar.
Geny Catamo marca mas Camarões respondem com reviravolta
A seleção lusófona, já com esse apuramento inédito garantido, entrou no desafio sem amarras e com determinação, desafiando o favoritismo dos Camarões.
Mesmo com várias alterações promovidas pelo selecionador Chiquinho Conde, poupando no ‘onze’ vários dos habituais titulares, os moçambicanos foram premiados pelo atrevimento com o golo inaugural, apontado aos 23 minutos, por Geny Catamo.
O jogador do Sporting, a principal figura da seleção lusófona, recebeu a bola de Infren e desferiu um belo remate, de fora da área, para o 1-0.
O tento galvanizou a equipa moçambicana, que, mesmo perdendo o defesa Diogo Calila, por lesão, antes do golo, tentou aproveitar alguma descompensação do adversário para ampliar o resultado.
No entanto, os camaroneses acabaram por ser felizes aos 28 minutos, capitalizando uma atrapalhação defensiva na área moçambicana, culminada com um autogolo de Nené, que, na tentativa de tirar a bola do alcance do adversário, desviou para a própria baliza.
Camarões dominam segunda parte e garantem vitória
O restabelecimento do empate desanimou Moçambique, que paulatinamente foi perdendo o fulgor e deixou o adversário assumir o controlo da partida e criar as melhores chances, nomeadamente por Danny Namaso, jogador que pertence aos quadros do FC Porto, mas com o 1-1 a arrastar-se até ao intervalo.
No reatamento, o maior poderio individual dos Camarões veio ao de cima e, logo aos 55 minutos, Christian Kofane assinou o golo da reviravolta, com um belo remate de fora da área, sem hipótese para o guarda-redes Ivan Urrubal.
A partir daí, o jogo foi perdendo ritmo e intensidade, com os camaroneses a optarem pela gestão do desafio e Moçambique, algo conformado, a não conseguir criar desequilíbrios para relançar o jogo.
Moçambique avança para oitavos onde enfrenta a Nigéria
A toada desinteressante apenas foi quebrada perto do fim, quando o moçambicano João Bonde surgiu em posição privilegiada para marcar, mas, sem oposição, falhou o remate de primeira, fazendo o 2-1 arrastar-se até ao final.
Moçambique volta a jogar na segunda-feira, nessa partida dos oitavos de final, onde nunca esteve presente, frente à Nigéria.
Monday, 29 de December de 2025
Tuesday, 30 de December de 2025
Wednesday, 31 de December de 2025
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no X, no Instagram, no Whatsapp e no Youtube.


