1
2
3
4

As jogadoras do Irão cantaram o hino nacional antes do jogo com a Austrália, contrastando com o silêncio observado no primeiro encontro da Taça Asiática.

Seleção iraniana feminina entoa hino após silêncio polémico
Futebol português ao serviço da prevenção de incêndios Introdução

As jogadoras da seleção iraniana feminina de futebol entoaram hoje o hino nacional, antes do embate frente à Austrália, para a Taça Asiática, depois de terem ficado em silêncio no primeiro jogo.

As iranianas saíram derrotadas por 4-0 pelas semifinalistas do Mundial2023, depois de, na segunda-feira, terem perdido por 3-0 diante da Coreia do Sul, num encontro em que as futebolistas permaneceram em silêncio durante o hino, numa alegada atitude de resistência ou luto, cuja intenção a equipa não clarificou.

Na conferência de imprensa de antevisão, a avançada Sara Didar chorou ao abordar a preocupação, sua e das restantes jogadoras e ‘staff’, com os seus familiares e amigos com a guerra que eclodiu no país, no sábado, com o ataque dos Estados Unidos e de Israel.

Seleção iraniana canta hino após protesto silencioso

Hoje, as jogadoras titulares celebraram o hino iraniano com a mão encostada à cabeça, em jeito de uma saudação militar, enquanto, entre os 22 mil espetadores, se ouviam algumas vaias e assobios. A equipa técnica também entoou o hino, com uma mão sob o peito, na zona do coração.

Paralelo com comportamento da seleção masculina no Qatar

A mudança de comportamento da equipa iraniana relativamente ao hino assemelha-se ao comportamento da ‘team melli’ no Mundial2022, então orientada pelo português Carlos Queiroz, com o silêncio no encontro inaugural, frente à Inglaterra, a contrastar com o jogo seguinte, diante do País de Gales.

Na altura, no Qatar, o Irão disputava o Campeonato do Mundo após a violenta repressão ao protesto de mulheres desencadeado pela morte de Mahsa Amini, de 22 anos, após ter sido detida pela chamada ‘polícia da moralidade’.

Siga-nos no Facebook, no X, no Instagram, no Whatsapp e no Youtube.

Relacionadas

Na Primeira Página