1
2
3
4

Sporting: Bettencourt qualifica João Moutinho de «profissional fantástico»

O presidente do Sporting José Eduardo Bettencourt qualificou hoje o ex-futebolista do clube João Moutinho, atualmente ao serviço do FC Porto, de “profissional fantástico”, quatro meses e meio depois de lhe ter chamado “maçã podre”.

Sporting: Bettencourt qualifica João Moutinho de «profissional fantástico»
Sporting: Bettencourt qualifica João Moutinho de «profissional fantástico»

“O João Moutinho, enquanto profissional do Sporting, foi sempre fantástico”, disse o presidente, quando questionado pelos jornalistas durante o jantar dos “Leões de Portugal”, na Casa do Marquês, no Estádio de Alvalade, cujo relvado o jogador vai voltar a pisar no clássico de sábado.

A espontaneidade da afirmação de Bettencourt pareceu surpreender o próprio presidente do Sporting: “Já o disse e não volto atrás… apesar de, após o termo do campeonato da época passada, se terem passado muitas coisas, mas enquanto vestiu a camisola do Sporting, e até na última vez que atuou neste estádio, fê-lo sempre com profissionalismo”.

O presidente “leonino” reconheceu mesmo que “as coisas podiam ter-se passado de outra forma”, numa alusão às circunstâncias em que João Moutinho saiu de Alvalade, o que não invalida que reconheça nele “um profissional extraordinário e um grande futebolista”.

Após os elogios ao jogador, Bettencourt sublinhou a importância de todos se “concentrarem em apoiar os jogadores que estão no clube”, lembrando que, mesmo num momento difícil, desejou “felicidades ao João”, pedindo aos jornalistas que recordassem isso e “não apenas os aspetos negativos”.

Sobre a receção hostil que se aguarda do público de Alvalade ao jogador, sábado, Bettencourt vai pedir aos adeptos “leoninos” que sejam corretos com ele: “Não gostaria de ver atitudes menos corretas em relação ao João, que é um profissional que hoje representa outro clube, mas que durante muitos anos foi nosso”.

Dito isto, lamentou ter-se desenterrado o assunto João Moutinho: “É extraordinário que numa semana importante em que há um clássico e um clima de paz – para o qual o Sporting tem contribuído – tanta gente venha desenterrar este caso passado no verão, que estava morto e enterrado. Devemos agora concentrar-nos nos nossos problemas e apoiar os nossos jogadores”.

Acerca do “clássico”, não quis atribuir favoritismo a nenhuma das equipas, visto que o favoritismo “mostra-se em campo e não vale a pena fazer prognósticos”.

“Quando jogo no totobola, aposto sempre no 1 e creio que todos os sócios do Sporting também vão apostar como eu”, referiu Bettencourt, para quem “tem faltado alguma sorte à equipa”.

Na sua perspetiva, esta tem “trabalhado muito”, embora só as vitórias tragam “mais capacidade de resistência às adversidades”, realçando o facto da equipa “estar a aprender com os erros e desejosa de dar alegrias” aos sportinguistas.

Finalmente, aludiu à greve geral de quarta feira e aos desafios que o clube enfrenta em 2011, recordando que a UEFA “pôs cá fora um regulamento a entrar em vigor na época 2013/14”, insistindo que os clubes “devem apostar na formação e no equilíbrio entre receitas e despesas”.

Lembra que “Portugal não é um país de 80 milhões de habitantes, mas sim de 10” e que “só os clubes dos países ricos podem ter outro tipo de aspirações, razão pela qual o Sporting “tem de se adaptar”.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no X, no Instagram, no Whatsapp e no Youtube.

Na Primeira Página