Mercado: Mais de 40 agentes FIFA à procura do melhor negócio
Mais de 40 agentes FIFA reconhecidos pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) estão em “campo” até 31 de agosto, a par dos seus congéneres avalizados por outras federações internacionais e que também intervêm no mercado português.
Entre o fim de uma época e o início de outra, com campeonatos e futebolistas de férias, são os empresários, juntamente como diretores e administradores dos clubes, que “jogam” e “marcam”.
Os desfechos dos negócios, independentemente do eventual lucro obtido, podem determinar o sucesso de equipas ou os objetivos traçados para a próxima época.
Entre os agentes portugueses, Jorge Mendes ostenta o estatuto “galático” e o galardão de “Melhor do Mundo” por gerir um portefólio com alguns dos melhores jogadores (e treinadores) do planeta, e mais caros, embora as suas mais brilhantes “pérolas” não estejam (para já) a agitar os mercados neste defeso: Cristiano Ronaldo, José Mourinho, Di Maria (Real Madrid) ou Raul Meireles (Liverpool).
Porém, Fábio Coentrão (Benfica), Nani (Manchester United) e Bruno Alves (Zenit) já são dados como possíveis reforços de outras equipas.
Do “cardápio” de Jorge Mendes constam ainda, a título de exemplo e no campeonato português, nomes como os de Ruben Micael, Ukra e Rabiola (FC Porto), Roderik e César Peixoto (Benfica), Rui Patrício, Diogo Salomão, Daniel Carriço e Maniche (Sporting) e Pizzi (Paços de Ferreira/Braga), tendo sido já responsável pela transferência do central Rodriguez do Braga para os “leões”.
Outros jogadores que jogam no campeonato português dependem de nomes mais ou menos sonantes nas épocas de negócio, como António Teixeira, que tem em “carteira” os passes de Beto e Sereno (FC Porto), Saleiro (Sporting), Paulo César e Vandinho (Sporting de Braga), do venezuelano Rondón (Paços de Ferreira) e de Jorge Gonçalves (Olhanense), tendo sido já responsável pela transferência do avançado angolano Djalma do Marítimo para o FC Porto.
O empresário Nélson Almeida, por seu turno, assegurou na passada semana a renovação de Helton, guarda-redes do FC Porto, e tem nas mãos a carreira do central Nuno André Coelho, do Sporting, que tem sido dado como transferível.
A propósito de jogadores que têm tido eco no noticiário do mercado futebolístico, há que contar ainda com os empresários José Caldeira (Fucile, do FC Porto), Paulo Barbosa (Varela, do FC Porto, Carlos Martins, do Benfica, Caneira e Izmailov, do Sporting) e Paulo Rodrigues (João Aurélio, Ricardo Fernandes e Anselmo, todos do Nacional).
Há, por outro lado, um conjunto de jogadores relevantes no campeonato português – e com muito mercado à espreita – que são agenciados por empresários estrangeiros, como o colombiano Radamel Falcao, que é representado pelo argentino Marcelo Simonian.
O nome do goleador dos “dragões” tem sido notícia recorrente do “mercado”, pois o seu futuro próximo sugere alguma indefinição, apesar de estar vinculado ao FC Porto por mais duas temporadas.
De referir ainda outros casos de valor na primeira liga, como João Moutinho, Belluschi (FC Porto) e David Simão (Benfica), cujos passes pertencem à carteira do israelita Pini Zahavi, ou do avançado portista Hulk, cuja carreira é gerida pelo brasileiro Teodoro Fonseca, e do argentino Saviola (Benfica), nas “mãos” de Alfredo Cabrera.


