1
2
3
4

O selecionador português de futebol Paulo Bento mostrou-se hoje convicto de que Portugal vai garantir, frente à Bósnia-Herzegovina, um lugar no Europeu de 2012, mas, ”independentemente do resultado”, ficará sempre de ”consciência tranquila”.

Euro 2012: Paulo Bento está tranquilo e convicto no apuramento
Euro 2012: Paulo Bento está tranquilo e convicto no apuramento

”Estamos convencidos e convictos de que vamos lá estar (Euro2012) e que nos preparámos da melhor maneira possível para este ‘play-off’. Independentemente do resultado, no final serei a pessoa com a consciência mais tranquila, mas estou convencido de que o resultado será bom”, afirmou.

O selecionador nacional, que falava na conferência de imprensa de antevisão da segunda “mão” do “play-off”, preferiu tirar o ”peso dos ombros” dos jogadores lusos e afirmou que assumirá a responsabilidade em caso de derrota.

”Se alguém tem que estar pressionado sou eu e não os jogadores. Depois do jogo, vou continuar casado, vou continuar a ter duas filhas, não vai mudar nada. Se estivermos no Euro2012, a responsabilidade é dos jogadores. Se não conseguirmos a qualificação, a responsabilidade é minha”, frisou.

Mesmo sem nunca abordar diretamente a sua possível demissão do cargo, caso Portugal não ultrapasse a Bósnia-Herzegovina, Paulo Bento sublinhou o ”orgulho e satisfação” que tem em ser selecionador nacional e negou que o encontro frente à Bósnia-Herzegovina seja ”de vida ou de morte”.

”Sou famoso também por isso, pela questão da tranquilidade. Em 20 anos como jogador e oito como treinador, nunca pensei em algum momento num jogo de vida ou de morte. É um objetivo, nada mais”, disse o técnico, lembrando que assumiu o cargo de selecionador com o único propósito de alcançar a fase final do Euro2012.

Contudo, Paulo Bento lembrou que, desde 1990, Portugal não tinha dois selecionadores diferentes na mesma fase de qualificação, referindo-se aos dois primeiros jogos, em que a seleção lusa foi comandada por Agostinho Oliveira (face ao castigo do então selecionador, Carlos Queiroz).

”Nessa altura ficámos a ver o Europeu92 na televisão. Vamos fazer para que isso desta vez não aconteça”, referiu.

Apesar do empate a zero alcançado em Zenica, Paulo Bento continua a considerar que cada seleção têm 50 por cento de possibilidades de se qualificar para o Euro2012 e desvalorizou as palavras do selecionador bósnio, Safet Sucic, que ”atirou” o favoritismo para a equipa lusa.

”É natural que diga isso pelas presenças que Portugal tem tido ultimamente em fases finais, mas do passado vivem os museus”, argumentou o treinador português.

Paulo Bento garantiu que Portugal vai subir ao relvado do Estádio da Luz ”para ganhar” e que irá apresentar a mesma ”postura e atitude” que teve no encontro da primeira “mão”, em Zenica.

”Só nos serve ganhar, queremos ganhar e jogaremos para ganhar. No final queremos uma equipa feliz, uma seleção feliz e um país feliz”, concluiu.

O encontro de terça-feira está agendado para as 21:00, no Estádio da Luz, e será arbitrado pelo alemão Wolfgang Stark.

Siga-nos no Facebook, no X, no Instagram, no Whatsapp e no Youtube.

Na Primeira Página