1
2
3
4

Supertaça: Académica renovada inicia época com disputa de troféu inédito

A Académica, vencedora da última edição da Taça de Portugal de futebol, inicia a nova temporada no sábado com a disputa da Supertaça frente ao bicampeão nacional FC Porto, em Aveiro.

Supertaça: Académica renovada inicia época com disputa de troféu inédito
Supertaça: Académica renovada inicia época com disputa de troféu inédito

Os ”estudantes”, que apenas garantiram a permanência na I Liga na última jornada, depois de um início bastante prometedor, fizeram história e apresentam-se para esta época com uma equipa muito renovada.

Do anterior plantel, destacam-se as saídas dos influentes Adrien, Cédric, Éder, Diogo Valente, Habib e Abdoulaye, além de Danilo, Hugo Morais, Diogo Gomes, David Simão e Fábio Luís.

Para esta época, os ”estudantes” foram ao Brasil contratar os médios Cleyton e Makelele, que têm sido muito utilizados na pré-época, o defesa central Júnior Lopes e o jovem avançado Afonso.

A equipa orientada por Pedro Emanuel reforçou o ataque com Carlos Saleiro, formado no Sporting, Slim Cissé, da Guiné-Conacri, que atuava na série D italiana, e o extremo camaronês Serge N’Gal, além de ter garantido o internacional português Edinho por mais um ano de empréstimo do Málaga.

O defesa central Henrique, ex-Braga, os médios Bruno China, ex-Rio Ave, Marcos Paulo e John Ogu, ex-União de Leiria, assinaram também contrato com a Académica, que garantiu ainda o polivalente jogador Rodrigo Galo, por empréstimo do Sporting de Braga.

Depois de um estágio em Quiaios, Figueira da Foz, a Académica já disputou vários jogos na pré-época, tendo perdido na apresentação aos sócios, por 3-1, com o Beira-Mar, precisamente o adversário com quem vai iniciar a edição deste ano da I Liga de futebol, a 19 de agosto.

Depois deste jogo, disputado a 28 de julho, a equipa de Coimbra somou só vitórias nas partidas efetuadas, ganhando em Setúbal, por 2-1, na apresentação dos sadinos, ao Sporting B por 2-1 e ao Benfica B por 2-0.

Devido à conquista da Taça de Portugal, a equipa orientada pelo técnico Pedro Emanuel entrou diretamente na fase de grupos da Liga Europa, em cuja competição vai disputar seis jogos até ao final do ano, iniciando a sua participação em setembro.

O presidente da Académica, José Eduardo Simões, considera a participação na Liga Europa de futebol como um ”desafio muito grande” e garantiu que a equipa está a ser construída para ter ”sucesso”.

O líder academista pretende que a equipa ”dê tudo o que tem”, admitindo que o plantel para a nova época ”parece” dar mais garantias e melhor equilíbrio do que nos últimos anos.

Já durante a pré-época, o treinador Pedro Emanuel, que guiou a ”Briosa” até à conquista da Taça de Portugal 2011/12, a segunda na história do clube (a primeira foi em 1939), mostrou-se confiante em realizar um campeonato ”mais tranquilo” que o anterior.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no X, no Instagram, no Whatsapp e no Youtube.

Na Primeira Página