Liga Zon Sagres: Benfica vence em Olhão e aumenta vantagem na liderança
O Benfica bateu este domingo o Olhanense por 2-0 em jogo da 25ª. jornada da Liga Zon Sagres, disputado no Estádio José Arcanjo, em Olhão e aumentou provisóriamente a vantagem na liderança para sete pontos sobre o FC Porto.
Após uma primeira parte de domínio exclusivamente ”encarnado”, não materializado em golos, o Benfica decidiu o jogo no início do segundo tempo, com tentos do extremo argentino Salvio (52) e do “trinco” sérvio Matic (64).
O líder do campeonato, que somava três empates em Olhão desde que os algarvios regressaram ao escalão principal, quebrou a tradição recente e têm agora 67 pontos, colocando pressão no FC Porto, segundo classificado com menos sete pontos e menos um jogo (segunda-feira, com o Sporting de Braga).
Os dois treinadores, Jorge Jesus e Manuel Cajuda, surpreenderam os adeptos ainda antes do apito inicial, na escolha dos respetivos ”onzes”, deixando a tónica para um jogo de ascendente benfiquista e contenção algarvia.
O técnico ”encarnado” apostou nas ”dúvidas” Matic, Enzo Pérez e Salvio, chamou André Almeida para o lugar do castigado Melgarejo, prescindindo do habitual suplente Luisinho, e deixou Cardozo no banco, entregando a Rodrigo e Lima as despesas ofensivas.
Por seu lado, o homólogo de Olhão, que no dia anterior tinha ”brincado” com a hipótese de utilizar ”dois autocarros”, optou por utilizar Rui Duarte, o médio mais criativo, como elemento mais avançado numa equipa eminentemente defensiva.
O arranque da partida mostrou um Benfica bastante ativo, pressionante e ansioso por resolver a questão de forma rápida, criando três excelentes ocasiões, todas elas desperdiçadas, nos primeiros 20 minutos.
Se Lima falhou por duas vezes a emenda à ”boca” da baliza, aos 06 e 20 minutos, Rodrigo teve nos pés a possibilidade de abrir o marcador aos 15, mas Rafael Bracalli, com uma excelente defesa, susteve o tiro do avançado ”encarnado”.
Perante um Olhanense exclusivamente preocupado em defender e que não rematou uma única vez no primeiro tempo, o ritmo do líder do campeonato foi caindo aos poucos, com exceção de dois momentos de perigo causados por Lima (40 e 45+1) antes do intervalo.
O início do segundo tempo teve pouca chama mas, curiosamente, foi nesse período que o Benfica chegou à vantagem e decidiu a partida, com contribuição decisiva de três elementos dados como ”condicionados” (Salvio, Matic e Enzo Pérez).
Aos 52 minutos, Salvio pegou na bola no ”miolo”, progrediu alguns metros, sem oposição dos locais, e à entrada da área, atirou rasteiro, com a bola a entrar junto ao poste direito da baliza algarvia.
Manuel Cajuda respondeu à desvantagem com uma dupla substituição, apostando em Leandro e David Silva, mas sem resultados práticos imediatos, uma vez que o Benfica aumentaria a diferença aos 64 minutos, noutro excelente remate de fora da área, desta vez do sérvio Matic, após passe de Enzo Pérez.
Com a vitória praticamente garantida e um compromisso importante pela frente na quinta-feira, diante do Newcastle, para a Liga Europa, Jorge Jesus foi retirando elementos importantes como Rodrigo, Lima e Gaitan, observando a sua equipa assumir o controlo pragmático das operações até ao ”apito” final.
Friday, 5 de April de 2013
Saturday, 6 de April de 2013
Sunday, 7 de April de 2013
Monday, 8 de April de 2013
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no X, no Instagram, no Whatsapp e no Youtube.


