O treinador do Vitória de Guimarães, Rui Vitória, disse hoje que, mesmo em caso de triunfo sobre o Betis na quinta-feira, não se deve dar por garantido o apuramento para a fase seguinte da Liga Europa de futebol.
"Uma vitória amanhã [quinta-feira] não nos garante a passagem à fase seguinte, nem pensar. Temos um longo percurso a fazer. É como escalar uma montanha. Há momentos em que temos de nos agarrar à rocha e outros em que temos de caminhar mais", disse em conferência de imprensa, em Sevilha.
O Vitória de Guimarães lidera o grupo I, com mais dois pontos do que a equipa espanhola e, em caso de triunfo em Sevilha, aumentaria a diferença para cinco, mas ficam três jogos por disputar na fase de grupos. Contudo, Rui Vitória não pensa nessa possibilidade e recusa favoritismo na quinta-feira.
"O Betis e o Lyon são, teoricamente, as equipas com mais estatuto, mas do Vitória não esperem nem facilidades nem falta de ambição", disse.
Para o técnico, a participação na Liga Europa é encarada "com um sorriso nos lábios".
"Temos a perfeita noção do que vamos encontrar. A equipa tem de ser forte coletivamente e saber que só pode ganhar um contra 11, ou seja, uma equipa contra 11 jogadores do Betis. Vamos explorar as nossas virtudes e esconder os nossos defeitos", disse.
Considerando estes jogos europeus como "enriquecedores", assegurou que o Vitória terá a "dureza mental para enfrentar as dificuldades, com a paixão de quem gosta do que faz".
"Esta é uma competição de alto nível e vamos ter de nos apresentar fortes coletivamente", disse.
O Vitória de Guimarães, primeiro classificado do grupo I, com quatro pontos, e Betis, terceiro, com dois, defrontam-se na quinta-feira, às 18:00, no Estádio Benito Villamarin, em jogo que será arbitrado pelo grego Michael Koukoulakis.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.