loading

FC Porto-Sporting: Um Clássico com desfecho imprevisível

Esqueçam o fator casa. FC Porto e Sporting têm tudo para protagonizarem a partida mais intensa da corrente edição da Liga Zon Sagres. Separadas por apenas dois pontos na tabela classificativa, as equipas que têm mostrado o melhor futebol do campeonato até ao momento estão a criar uma grande expetativa: nos adeptos e nos meios de comunicação.

FC Porto-Sporting: Um Clássico com desfecho imprevisível

O FC Porto está um pouco menos rotinado do que na época transata, o Sporting está com uma roupa nova, vestida e assentada na perfeição por Leonardo Jardim. Penso que os azuis não estão assim tão maus como muitos querem fazer crer, nem os verdes estão assim tão bem como a euforia em torno da equipa parece indicar. Estes são apenas os dois conjuntos que melhor jogam, numa liga nivelada por baixo e com um Benfica irreconhecível.

Helton e Rui Patrício são a nata do campeonato no que toca à arte de defender. O Sporting é o melhor ataque da prova (19 golos), com o maior artilheiro (Fredy Montero, nove golos). O FC Porto possui a melhor defesa do campeonato, a par com os leões. Ambas as equipas sofreram apenas quatro golos. O FC Porto vai liderando com 19 pontos, mais dois pontos do que o perseguidor Sporting, que foi incapaz de derrotar o Benfica, em casa, logo à terceira jornada (1-1).

O Estádio do Dragão é uma muralha e o FC Porto não concede qualquer derrota para a Liga Zon Sagres no seu reduto desde 2008, altura em que foi dobrado pelo Leixões (2-3). Desde então, ninguém trouxe todos os pontos do terreno do atual tricampeão nacional. O Sporting será líder isolado se o fizer, mas não é obrigado a consegui-lo para amealhar um resultado positivo. O empate chega.

Paulo Fonseca vem de uma inesperada derrota caseira para a Liga dos Campeões, frente ao Zenit (0-1). Para uns, o FC Porto entrará no clássico desmoralizado e sofrer um golo cedo poderá ser o descalabro. Para outros, esta será a oportunidade para os azuis e brancos se vingarem de um desaire injusto, usando o Sporting como bode expiatório. Por seu turno, Leonardo Jardim terá uma equipa fresca (sem competições europeias) e bastante confiante.

Na guerra de palavras entre presidentes, Bruno de Carvalho deu o mote e confessou esperar uma receção hostil dos adeptos do FC Porto à equipa do Sporting. Pinto da Costa reagiu à sua medida e garantiu não assistir às partidas do rival leonino. ‘Futebolices’ fora das quatro linhas e muito comuns em Portugal.

Neste contexto, penso existirem todos os ingredientes para um jogo bem condimentado. Há bastante tempo que uma partida entre FC Porto e Sporting não aglomerava tanta expetativa. O resultado é de tripla, com um ligeiríssimo favoritismo para os tricampeões nacionais. É esta a minha convicção. Domingo, pelas 19.45 horas de Lisboa. Que ganhe o melhor!

Endereço Eletrónico: [email protected]

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?