O base norte-americano Allen Iverson, que não joga na NBA desde 2010, anunciou hoje oficialmente a sua retirada do basquetebol, depois de ter uma das grandes figuras dos Philadelphia 76ers no início dos anos 2000.
"Dei tudo ao basquetebol, amo este desporto, mas já não tenho a vontade necessária para continuar a jogar", disse Iverson, primeira escolha do "draft" em 1996, selecionado 11 vezes para o All Star Game e eleito melhor jogador da NBA em 2000/01, anos em que os Sixers disputaram a final com os Los Angeles Lakers.
Iverson, 38 anos, também jogou pelas equipas de Denver, Detroit e Memphis ao longo de 14 anos de carreira marcados por algumas controvérsias, nomeadamente desentendimentos com treinadores e dirigentes ou a sua atitude de "bad boy".
"A minha carreira teve altos e baixos, cometi erros, coisas de que não me orgulho, mas se pudesse não mudaria nada", sublinhou Iverson, que terminou a carreira com médias de 26,7 pontos e 6,2 assistências por jogo na época regular (914 jogos) e de 29,7 pontos e 6 assistências nos "play-offs" (71 jogos).