Uma “bomba” de César Peixoto isolou hoje o Gil Vicente no quarto lugar da I Liga de futebol, numa nona jornada marcada pela quarta derrota consecutiva do Sporting de Braga e o empate do líder FC Porto.
Graças ao golo solitário do médio que já passou pelo “Dragão” e pela “Luz”, os gilistas, que venceram o Vitória de Guimarães, somam agora 17 pontos, estando a três de Sporting e Benfica, ambos no segundo lugar, tendo também beneficiado da derrota do Estoril-Praia frente ao Vitória de Setúbal e do empate do Nacional na receção ao Olhanense.
A formação comandada por João de Deus manteve, assim, a invencibilidade entre portas, registando quatro vitórias e um empate em todos os jogos efetuados no Estádio Municipal de Barcelos na presente época.
Ao contrário, são quatro as derrotas consecutivas dos bracarenses, três das quais em casa, que aprofundam a crise de resultados, ao serem batidos na receção ao Rio Ave, por culpa de um fabuloso golo de Tarantini, aos 59 minutos, com um remate indefensável, desferido do “meio da rua”.
A ronda ficou ainda marcada pela estreia de dois treinadores na atual temporada, com Paulo Alves (que substituiu Abel Xavier, no Olhanense) e Henrique Calisto (que trocou com Costinha, no Paços de Ferreira) a conseguirem dois empates sem golos, nos terrenos de Nacional e Arouca, respetivamente.
A equipa de Olhão caiu um posto (12.º, com nove pontos) e o Paços de Ferreira não se moveu do fundo da tabela, apesar de ter somado o quinto ponto da época.
Também hoje, o Vitória de Setúbal logrou contrariar a história e conquistou três pontos onde não ganhava há mais de 20 anos: no terreno do Estoril-Praia, equipa que caiu para o sexto lugar, ultrapassada pelo Gil Vicente e Nacional da Madeira.
Os golos de Paulo Tavares (65 minutos, de grande penalidade) e de Tiago Terroso (90+3) fizeram com que os sadinos deixassem o penúltimo posto e se posicionassem no 11.º, com nove pontos.
No sábado, o Sporting tirou partido do empate concedido pelo FC Porto em Belém (1-1) e, ao vencer o Marítimo (3-2), manteve o segundo lugar, a par do Benfica, ambos a três pontos do líder.
“Leões” e “águias” ganharam novo fôlego na disputa pelo primeiro posto, destacando-se o facto de o Sporting, que esteve em desvantagem na partida de Alvalade, ter recuperado dois pontos face aos “dragões”, com quem perdera na ronda anterior, por 3-1.
Para os 20 pontos somados contribuíram os golos do espanhol Capel (28 minutos), do argelino Slimani (67) e de Adrien Silva (76, de grande penalidade), sendo que os dois primeiros são estreias na atual edição da prova.
Quanto aos funchalenses, contabilizam cinco derrotas consecutivas e de pouco valeram os golos de Rúben Ferreira (34) e Héldon (45, de grande penalidade), pois a equipa encontra-se em 13.º, posto que domingo poderá perder, dependendo dos resultados de Arouca, Vitória de Setúbal e Paços de Ferreira.
Quanto ao empate do FC Porto no terreno do Belenenses, o defesa francês Mangala acabou por ser o “ator” principal, uma vez que, ainda na primeira parte, marcou o golo portista e “ofereceu” a João Pedro o lance do empate.
O Belenenses mantém o 10.º lugar, com nove pontos, mas pode ostentar a “fama” de já ter empatado com “dragões” e “águias” (na Luz, neste caso) na presente temporada e pelo mesmo desfecho.
O Benfica, que terça-feira joga contra o Olympiacos, em Atenas, para a Liga dos Campeões, entrou em campo sexta-feira e venceu a Académica por 3-0, com tentos de Cardozo (o quinto da época), Marcelo (auto-golo) e Markovic.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.