O antigo futebolista luso-brasileiro Derlei recorda o Sporting-Benfica das meias-finais da Taça de Portugal da época 2007/2008, que os “leões” venceram por 5-3, como “um dos maiores espetáculos” entre os rivais lisboetas.
Depois de ter chegado ao intervalo a perder por 2-0 em pleno Estádio José Alvalade, com golos de Rui Costa e Nuno Gomes, o Sporting protagonizou uma segunda parte demolidora, com Derlei - que acabava de regressar aos relvados, depois de uma lesão - a marcar o terceiro golo dos anfitriões.
“Tinha ficado algum tempo parado por causa da lesão no ligamento cruzado e lembro-me que ao intervalo estávamos a perder 2-0 e o (treinador) Paulo (Bento) disse-nos que se eles tinham feito dois golos nós também podíamos e até virar o resultado ou, pelo menos, chegar ao empate”, lembrou Derlei à agência Lusa.
Os avançados Yannick Djaló e Liedson restabeleceram a igualdade e Derlei, que tinha substituído o argentino Romagnoli pouco tempo antes, com o resultado ainda em 2-0, consumou a reviravolta aos 79 minutos, tendo Djaló e Vukcevic marcado ainda para o Sporting e Cristian Rodriguez reduzido para o Benfica.
“Lembro-me de ter entrado e em poucos minutos conseguimos dar a volta ao resultado e, felizmente, o jogo acabou 5-3, acho que num dos maiores espetáculos que já houve entre Sporting e Benfica”, defendeu Derlei, que na época anterior tinha jogado pelo Benfica, por empréstimo do Dínamo de Moscovo.
Do golo que marcou à sua antiga equipa, o ex-avançado recorda-se apenas que estava isolado perante o guarda-redes Quim e que “foi só empurrar para dentro da baliza”, lançando o Sporting para a final da prova, na qual venceu o FC Porto por 2-0, após prolongamento, com um “bis” do brasileiro Rodrigo Tiuí.
Sobre o “derby” de sábado, no Estádio da Luz, da quarta eliminatória da Taça de Portugal da presente época, Derlei considera que nenhuma das equipas reúne claro favoritismo, atribuindo “50 por cento para cada lado”, mas reconhecendo “uma certa vantagem” ao Benfica pelo facto de atuar no seu estádio.
“O Sporting começou muito bem a temporada. O Benfica já vem com uma base formada da época passada. É uma equipa muito forte. No Sporting, há uma renovação que até agora tem resultado, com um grupo de jogadores muito jovens, mas que tem demonstrado dentro do campo que tem condições para lutar pelo título”, disse.
O ex-futebolista, que em Portugal também jogou na União de Leiria e FC Porto, rejeitou que o Benfica possa estar fragilizado pela derrota sofrida na terça-feira no reduto do Olympiacos, por 1-0, que deixou a equipa lisboeta praticamente afastado dos oitavos de final da Liga dos Campeões.
“Pelo contrário, é uma motivação extra voltar a vencer, para voltar a obter o respeito dos adeptos. É sempre difícil sair de uma derrota, mas os jogadores dos clubes grandes já estão habituados e com certeza que (o jogo de sábado) será um grande espetáculo”, antecipou Derlei.