O presidente da FIFA, Joseph Blatter, defendeu hoje que o Mundial de Futebol do Qatar só poderá realizar-se nos meses de novembro e dezembro, caso seja deslocado para o inverno europeu.
"Estamos a começar as consultas para transferir o Mundial para o inverno", declarou aos jornalistas o presidente do organismo máximo do futebol mundial, antes de sublinhar que, em caso de alteração, a prova "só poderá ter lugar em novembro/dezembro, nunca em janeiro/fevereiro".
Joseph Blatter tem manifestado preferência pela realização do campeonato do mundo do Qatar no período de inverno desde julho passado.
"É evidente que não se pode jogar com este calor, no pico do verão", admitiu o líder máximo do futebol mundial, ao recordar as altas temperaturas que se fazem sentir no período estival no emirado.
Após a visita que está a efetuar a Abu Dhabi, Blatter deverá deslocar-se ao Qatar, onde deverá debater a organização do Mundial2022 com os responsáveis do emirado.
A ideia de transferir o Mundial do Qatar para fora do período tradicional dos meses de junho e julho desagrada aos responsáveis pelos desportos de inverno (neve e gelo), que admitem ser "esmagados" pela "febre" do futebol, uma vez que o evento coincidiria com os Jogos Olímpicos de Inverno.
Esta hipótese divide também o mundo do futebol, com alguns dirigentes a contestar a FIFA por ter ignorado o problema do clima aquando da atribuição do Campeonato do Mundo ao Qatar.