loading

Portugal procura agarrar um dos últimos «bilhetes» para o Mundial 2014

A seleção portuguesa de futebol procura hoje agarrar a última oportunidade de qualificação para o Mundial2014, ao receber a Suécia, na primeira mão de uns "play-offs" que se confundem com o duelo entre Cristiano Ronaldo e Zlatan Ibrahimovic.

Portugal procura agarrar um dos últimos «bilhetes» para o Mundial 2014

Depois de ter falhado o apuramento direto, ao terminar na segunda posição do Grupo F europeu de apuramento, atrás de uma pouco impressionante equipa da Rússia, Portugal volta a ver-se na obrigação de passar pelas eliminatórias para assegurar uma fase final, como aconteceu no Mundial de 2010 e no Europeu de 2012.

A grande diferença entre essas duas, afinal bem-sucedidas, campanhas parece estar no valor do adversário: em vez da mais modesta Bósnia-Herzegovina, que desta vez até alcançou a qualificação direta, a equipa lusa terá pela frente um adversário que só não resistiu à poderosa Alemanha na fase de grupos.

A importância de Ronaldo e Ibrahimovic para as respetivas seleções é tal que os selecionadores Paulo Bento e Erik Hamrén tiveram o máximo cuidado em assegurar que os avançados estariam nos dois jogos dos "play-offs" e ambos “limparam” o registo disciplinar nos penúltimos jogos da fase de grupos.

Os dois jogadores atravessam um dos melhores momentos de forma das respetivas carreiras, tendo ambos marcado um "hat-trick" no último fim de semana e cotando-se como os melhores marcadores da Liga dos Campeões, ainda que Ibrahimovic pareça transportar melhor essa condição para a seleção sueca.

Na qualificação, Ronaldo só marcou no Luxemburgo (2-1) e na Irlanda do Norte (4-2), onde, com o seu primeiro "hat-trick" pela seleção lusa, ultrapassou Eusébio (41) e passou a ser o segundo melhor marcador de sempre, com 43 golos, atrás de Pauleta (47).

Autor de seis remates certeiros, Ibrahimovic revelou-se mais produtivo e preponderante na campanha da Suécia, apontando golos decisivos em quatro partidas (nos dois embates com as Ilhas Faroé, frente ao Cazaquistão e à Áustria), que valeram a conquista de preciosos pontos na corrida pelo segundo lugar.

Apesar da importância do avançado, nem só de Ibrahimovic vive a seleção sueca e o seu colega de setor, Johan Elmander, constitui outra forte ameaça para a defesa lusa, ainda que seja a superior estatura da equipa nórdica que mais preocupa Paulo Bento, como admitiu o próprio selecionador.

A boa notícia para o técnico passa pela recuperação da dupla de centrais, composta por Pepe e Bruno Alves, desfeita nos últimos dois encontros da fase de grupos, um setor nevrálgico tendo em consideração o "poder de fogo" da Suécia, como ficou demonstrado nos sete golos que marcou à Alemanha, em duas partidas.

A chamada do médio William Carvalho, uma estreia absoluta na equipa principal, está diretamente relacionada com a intenção de procurar contrariar a supremacia física dos suecos, mas o treinador debate-se com outros problemas, como as lesões de Fábio Coentrão, Pepe e do próprio Cristiano Ronaldo.

Ainda que as lesões não pareçam impeditivas da participação dos três jogadores do Real Madrid no encontro, têm, pelo menos, condicionado a preparação, pois o avançado e o central falharam os dois primeiros treinos e o defesa lateral apenas trabalhou na terça-feira e de forma limitada.

Hamrén também enfrenta algumas dificuldades, como a ausência devido a lesão do ponta-de-lança Tobias Hysén, autor de dois golos na derrota por 5-3 na receção à Alemanha, no último jogo da Suécia no apuramento, no qual não estiveram Ibrahimovic e Elmander.

Para rumar em vantagem para Solna, onde terça-feira disputa a segunda mão, Portugal precisa de cometer a uma "proeza" inédita: vencer em casa a seleção sueca, algo que nunca conseguiu, em sete jogos - três empates e quatro derrotas. Em contrapartida, já averbou três triunfos na Suécia.

No que respeita às fases de qualificação, nas cinco vezes em que as duas seleções se encontraram, Portugal qualificou-se para os Mundiais de 1986 e 2010, enquanto ambos ficaram pelo caminho na corrida aos Europeus de 1968 e 1988 e ao Mundial de 1982.

Portugal recebe a Suécia na sexta-feira, às 19:45, no Estádio da Luz, em Lisboa, com arbitragem do italiano Nicola Rizzoli, com a segunda mão a realizar-se quatro dias mais tarde, em Solna, num jogo que será dirigido pelo inglês Howard Webb.

O vencedor da eliminatória apura-se para a fase final do Campeonato do Mundo de futebol de 2014, que se vai realizar no Brasil, entre 12 de junho a 13 de julho.

Programa da jornada

Sexta-feira, 15 de Novembro de 2013
Islândia - Croácia, 0 - 0
Portugal - Suécia, 1 - 0
Ucrânia - França, 2 - 0
Grécia - Roménia, 3 - 1

Terça-feira, 19 de Novembro de 2013
Roménia - Grécia, 1 - 1
Croácia - Islândia, 2 - 0
Suécia - Portugal, 2 - 3
França - Ucrânia, 3 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?