O Desportivo das Aves, da II Liga de futebol, qualificou-se hoje para os oitavos de final da Taça de Portugal em futebol, ao vencer no reduto do secundário Fafe por 2-1, em encontro da quarta eliminatória.
O experiente defesa Jorge Ribeiro foi a figura do encontro, ao fazer as assistências para os golos do Aves: centrou da esquerda para os desvios de Vasco Rocha, aos 68, e de João Paulo Gomes, aos 78, numa altura em que o Fafe, que reduziu nos descontos por Carneiro, jogava com 10 elementos, por expulsão do defesa direito Raviola.
A expulsão por acumulação de cartões amarelos facilitou a tarefa do Aves, depois de uma primeira parte com ligeiro ascendente dos locais, animados por ainda não terem qualquer derrota em jogos oficiais.
Com mais um elemento em campo e outra frescura física, a formação orientada por Fernando Valente, que promoveu cinco alterações em relação ao "onze" habitual do Aves, foi empurrando o Fafe para a sua grande área e acabou por marcar dois golos e justificar o triunfo.
O Fafe, com nove jogadores da formação na equipa inicial, anotou o merecido tento de honra, no último dos três minutos de descontos, aos 90+3, num livre direto de Carneiro, um golo ainda assim insuficiente para as aspirações da equipa que lidera a Série A do Campeonato Nacional de Seniores.