O treinador Pavel Vrba será o novo selecionador de futebol da República Checa, deixando o campeão checo Viktoria Plzen, anunciou hoje o presidente da Federação de Futebol da República Checa (FACR), Miroslav Pelta.
"Gostaria que [Pavel Vrba] começasse a trabalhar na FACR a partir de janeiro, com vista à próxima fase de apuramento para o Euro2016", declarou Pelta ao sítio oficial da federação checa.
A transferência de Pavel Vrba só pôde concretizar-se após ter sido acionada uma cláusula liberatória no contrato com o Viktoria Plzen, revelou o presidente da FACR.
Vrba, de 49 anos, é considerado o artesão do que a imprensa checa classifica de "milagre de Plzen", porque após a sua chegada ao que era então um clube de futebol de segundo plano, em 2008, conseguiu já dois títulos nacionais (2011 e 2013), além de se apurar com regularidade para as competições europeias.
No grupo D da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Viktoria Plzen defronta o CSKA de Moscovo, o Manchester City e o Bayern de Munique, campeão europeu em título.
A seleção checa está a ser dirigida interinamente, desde setembro, por Josef Pesice, que assumiu o cargo após a demissão de Michal Bilek na sequência de uma série de maus resultados que impediram a equipa de se qualificar para o Mundial2014 do Brasil.