Nunca participou num Campeonato do Mundo, nunca participou num Campeonato da Europa. Ontem, sexta-feira, Ryan Giggs completou 40 primaveras, apenas dois dias depois de ter jogado os 90 minutos na goleada forasteira do Man Utd no reduto do Bayer Leverkusen (0-5), para a Liga dos Campeões. Ele é e será o guerreiro do País de Gales.
Ryan Giggs faz parte de uma categoria de jogadores cada vez mais raros no futebol mundial. Nunca conheceu outro clube a não ser o Manchester United, onde chegou com 14 anos e assinou o primeiro contrato profissional com 17 anos. Muito se falou dos quase 27 anos que Alex Ferguson passou como treinador em Old Trafford, mas poucos pensaram nos quase 24 anos que Giggs leva com a camisola dos ‘red devils’.
Ao mesmo nível de Ryan Giggs, no ativo, talvez Javier Zanetti (Inter de Milão), Steven Gerrard (Liverpool) e Francesco Totti (AS Roma). No passado, tivemos os casos de Del Piero (Juventus) e Paolo Maldini (AC Milan). São jogadores que, apesar do assédio de outros clubes, sempre colocaram de parte a possibilidade de abandonar o clube e o símbolo da camisola que tantas vezes beijaram. Com amor e dedicação.
Tivessem muitos clubes o palmarés de Ryan Giggs e seriam gigantes. O admirável esquerdino possui 13 títulos da Premier League (o Man Utd tem 20!), quatro Taças de Inglaterra, dez Supertaças de Inglaterra, duas Champions League, uma Supertaça Europeia, uma Taça Intercontinental e um Campeonato do Mundo de Clubes. 32 títulos coletivos. E a contar! Nunca ganhou a Bola de Ouro (talvez pela falta de êxito com a seleção do País de Gales), mas é membro da Ordem do Império Britânico desde 2007.
Desde 1990 no Manchester United, Ryan Giggs só foi orientado por dois técnicos: Alex Ferguson e David Moyes. Ambos escoceses. No entanto, dividiu o balneário com algumas das mais entusiasmantes estrelas do futebol mundial. São os casos de Peter Schmeichel, Gary Neville, Paul Scholes, Eric Cantona, David Beckham, Andy Cole, Roy Keane, Teddy Sheringham, Ole Gunnar Solskjaer, Dwight Yorke, Jaap Stam, Fabien Barthez, Ruud van Nistelrooy, Diego Forlan, Rio Ferdinand, Cristiano Ronaldo, Wayne Rooney e Robin van Persie.
Não são raras as imagens de Ryan Giggs usadas para demonstrar a evolução do equipamento do Manchester United ao longo dos últimos anos. Coisa fácil de fazer, uma vez que o galês experimentou todas as mudanças desde 1990. Envergou vários patrocínios, fez parte de bons e maus momentos. Muitos de glória. No outro dia, alguém atentou para um pormenor, o mais relevante dos menos relevantes: Ryan Giggs participou em todas as edições do PES e FIFA. E como ficou cada vez mais parecido com a realidade!
No seu site oficial, o Manchester United brindou Ryan Giggs com um vídeo institucional para felicitar os 40 anos do craque, agora adjunto de David Moyes. Anderson, Rafael, Nani e muitos outros dedicaram algumas palavras ao jogador mais experiente do plantel e que, claramente, olham como referência. As lendas vivas são uma espécie em extinção, mas ainda bem que continuam a existir. Um grande contributo para a deliciosa magia do futebol.
Endereço Eletrónico: bmltspf@hotmail.com