loading

Provas da UEFA: FC Porto e Benfica à espera de milagre na última jornada

FC Porto e Benfica dependem de resultados alheios para chegarem aos oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, numa derradeira ronda da fase de grupos em que as equipas lusas apenas cumprem calendário na Liga Europa.

Provas da UEFA: FC Porto e Benfica à espera de milagre na última jornada

Depois de ter tido a sua pior prestação de sempre em casa na Liga dos Campeões, com apenas um ponto em três encontros, o campeão português tem de vencer no terreno do Atlético de Madrid, líder destacado do Grupo G e já apurado para a ronda seguinte.

Mas, mesmo vencendo na capital espanhola, o FC Porto pode ficar fora dos oitavos de final, pois precisa que o Zenit não vença no terreno do Áustria de Viena, último posicionado, mas que “arrancou” um empate na deslocação à Rússia.

Em duas visitas ao Vicente Calderon em jogos da “Champions”, o FC Porto nunca perdeu, tendo somado um empate (2-2 nos oitavos de final de 2008/09) e um triunfo (3-0 na fase de grupos de 2009/10).

Tal como o FC Porto, o Benfica também pode beneficiar do facto do adversário na última jornada já estar apurado e, por isso, poder poupar alguns dos habituais titulares.

Os “encarnados” têm ainda a vantagem de fechar a fase de grupos em casa, frente ao “milionário” Paris Saint-Germain, de Ibrahimovic, Cavani ou Thiago Silva.

Contudo, um triunfo sobre os parisienses pode ser insuficiente para os “encarnados”, que venceram sempre o PSG em casa nas competições europeias, pois precisam de fazer um resultado melhor do que o Olympiacos, que recebe em casa o Anderlecht, último do Grupo C e já sem hipóteses de apuramento.

O Benfica pode, em caso de vitória sobre o PSG, terminar a fase de grupos com 10 pontos em 18 possíveis e, mesmo assim, ser eliminado, o que nunca aconteceu aos lisboetas.

As duas equipas lusas têm já assegurada a presença nos 16 avos de final da Liga Europa, nos quais não estará nenhuma das três equipas que estiveram na fase de grupos da segunda prova europeia de clubes.

O histórico empate no terreno do Sevilha (1-1) foi insuficiente para o Estoril-Praia manter a esperança de se qualificar para a ronda seguinte da Liga Europa, fechando a época de estreia nas competições europeias com uma receção ao Slovan Liberec, na quinta-feira.

Frente aos checos, que ainda aspiram a um lugar nos 16 avos de final, os “canarinhos” procuram, em casa, o primeiro triunfo na fase de grupos, na qual garantiram apenas três empates.

Também fora da ronda seguinte está o Vitória de Guimarães, que recebe o Lyon, já apurado, mas à procura de garantir o primeiro lugar do Grupo I.

O primeiro conjunto português a ficar matematicamente afastado da ronda seguinte foi o Paços de Ferreira, que visita o Pandurii, último da “poule”, na derradeira ronda do Grupo E, procurando também o primeiro triunfo.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?