O jornalista português Pedro Pinto foi hoje nomeado chefe do gabinete de imprensa e porta-voz oficial da UEFA, segundo informação disponível na página oficial da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
O profissional de comunicação, de 37 anos de idade, foi “pivot” do noticiário desportivo da cadeia de televisão norte-americana CNN e por várias vezes foi o apresentador principal de iniciativas da UEFA e do futebol em geral.
Pedro Pinto vai, a partir de meados de janeiro de 2014, ter responsabilidades ao nível da "coordenação da comunicação institucional, particularmente ligada ao presidente da UEFA", explicou o secretário-geral do organismo, Gianni Infantino.
A nomeação teve lugar durante a reunião do Comité Executivo da UEFA, que decorreu em Bilbao, Espanha, onde também esteve presente o presidente da FPF, Fernando Gomes, e que analisou a evolução dos trabalhos de preparação para o Campeonato da Europa de 2016, que irá decorrer em dez cidades francesas, entre 10 de junho e 10 de julho de 2016.
O dirigente português é membro do grupo de coordenação do Euro2016 SAS, órgão que traça as orientações gerais relativas à organização da competição em solo gaulês, cujo sorteio da fase de qualificação está marcado para 23 de fevereiro, em Nice.
Entre as decisões tomadas em Bilbao, o Comité Executivo aprovou uma resolução de 11 pontos para combater a viciação de resultados.
O documento prevê sanções mais severas para este problema e será adotado por todas as federações da UEFA.
Foi também decidido que a próxima final da Taça UEFA de futsal será disputada em Baku, no Azerbaijão e a organização ficará a cargo do clube Araz Naxçivan, que afastou o Sporting na ronda de elite.