loading

Liga Europa: Despedida sem glória das equipas portuguesas

A última noite das equipas portuguesas na fase de grupos da Liga Europa de futebol foi vivida hoje sem glória, com o Paços de Ferreira a empatar e Estoril-Praia e Vitória de Guimarães a despedirem-se com derrotas.

Liga Europa: Despedida sem glória das equipas portuguesas

Já se sabia que na segunda fase da Liga Europa não haveria equipas portuguesas, à exceção de FC Porto e Benfica, vindos da Liga dos Campeões, mas na hora de despedida esperava-se mais das equipas nacionais que, mais uma vez, não conseguiram festejar vitórias.

O Paços de Ferreira, único a jogar fora nesta jornada, foi o primeiro a entrar em campo, mas saiu dele sem qualquer golo frente ao Pandurii para encerrar a sua participação com apenas três pontos, bem menos do que os da Fiorentina (16), que hoje venceu o segundo classificado do Grupo E, o Dnipro, por 2-1.

Restava às cores nacionais confiar no Vitória de Guimarães e no Estoril-Praia para uma rara vitória portuguesa em noites europeias esta temporada, no entanto as duas equipas não evitaram derrotas em casa.

Os vimaranenses ainda marcaram primeiro, mas o golo de Tomané, aos 11 minutos, foi insuficiente diante dos dois tentos do Lyon, um da autoria de Gomis (62), de grande penalidade, outro assinado por Ferri, três minutos depois.

No Estoril, o filme foi o oposto: Sural, aos 18 minutos, adiantou o Slovan Liberec, que consolidou a vantagem aos 70 minutos, por Rabusic, numa vantagem que o golo de Sebá (82) não conseguiu contrariar.

O Vitória de Guimarães termina assim em terceiro lugar do Grupo I, que apurou o Lyon e o Bétis de Sevilha, enquanto o Estoril-Praia foi último do Grupo H, que consagrou o Sevilha e o Slovan Liberec.

A contrastar com o desaire das equipas nacionais, houve portugueses com motivos para celebrar: primeiro o treinador Paulo Sousa, que apurou, pela primeira vez na história, os israelitas Maccabi Telavive, que hoje venceu o Bordéus por 1-0, para a segunda fase da Liga Europa, depois Miguel Veloso, que marcou na vitória por 3-1 do Dínamo Kiev frente ao Rapid Viena.

Também André Villas-Boas viu o seu Tottenham avançar para a fase seguinte da competição com 18 pontos, após um triunfo por 4-1 diante do Anzhi, que também se apurou no Grupo K, com direito a “hat-trick” do espanhol Soldado.

Entre as surpresas da sexta e última jornada da fase de grupos da Liga Europa está a eliminação dos holandeses do PSV Eindhoven, depois de perderem em casa com os ucranianos do Chornomorets Odessa por 1-0 e ficarem em terceiro do Grupo B, ganho pelo Ludogorets Razgrad.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?