Três golos portugueses, de Adrien Silva, André Martins e Wilson Eduardo, permitiram hoje ao Sporting bater em casa o Belenenses por 3-0 e reforçar a liderança da I Liga de futebol, à 13.ª jornada.
De forma provisória, o “onze” comandado por Leonardo Jardim passou a contar mais cinco pontos do que FC Porto e Benfica, que só jogam domingo, os “dragões” em Vila do Conde, com o Rio Ave, e as “águias” no Estádio Algarve, com o Olhanense.
Os “leões” ficarão a assistir tranquilamente instalados na liderança, cinco pontos acima, depois de um encontro que começaram a descomplicar aos 28 minutos, num “estranho” penálti, que Adrien Silva transformou com precisão.
Perante um Belenenses que nunca deixou sequer assustar, o Sporting foi controlando os acontecimentos na segunda parte, na qual marcou mais duas vezes, primeiro por André Martins, aos 53 minutos, e depois pelo suplente Wilson Eduardo, aos 85.
A formação “leonina” passou, assim, a totalizar 32 pontos, depois da 10.ª vitória, contra as 11 de toda a época passada, que custou um “penoso” sete lugar, e já com 33 golos, contra os 36 das 30 rondas de 2012/2013.
No outro encontro de hoje, o Sporting de Braga saltou do 10.º para o quinto posto, à condição, ao receber e vencer, sem convencer, o Vitória de Setúbal, para já 10.º, por 2-0, no que foi o segundo triunfo nas últimas oito rondas.
Ruben Micael adiantou os locais, aos 13 minutos, e Ruben Vezo sentenciou, na baliza errada, aos 89, o primeiro desaire dos sadinos na “era” José Couceiro - sucessor de José Mota -, após três triunfos e dois empates no campeonato.
A ronda 13 havia começado na sexta-feira, dia em que Académica esteve a vencer o Marítimo, com um tento de Makelele, mas não conseguiu segurar os três pontos, ficando-se por um, por culpa de um tento de Derley. Somam ambos 15 pontos.
A jornada prossegue domingo, com FC Porto e Benfica em ação, e fecha segunda-feira, com o Nacional a receber o Paços de Ferreira e o Estoril como anfitrião do Gil Vicente.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.