loading

Euro 2016: Seleções com mercado obrigadas fazer mais jogos de qualificação

A UEFA incluiu no regulamento para o Euro2016 de futebol um novo critério que garante às seleções de mercados que deram mais receitas à entidade um grupo de seis equipas e não de cinco, obrigando-as a fazer mais jogos.

Euro 2016: Seleções com mercado obrigadas fazer mais jogos de qualificação
Futebol 365

De acordo com os regulamentos do Campeonato da Europa França2016, publicados na quarta-feira, continua a aplicar-se - como até aqui - o sistema de "ranking", que determina as seleções cabeças-de-série.

"A equipa da federação anfitriã da fase final, a França, qualifica-se automaticamente para a fase final do torneio. As restantes equipas são sorteadas para grupos de cinco e seis equipas. Os grupos são formados pela administração da UEFA através de sorteio, a realizar após a qualificação para o Mundial da FIFA de 2014. As equipas de federações cujos mercados tenham gerado mais receita na qualificação europeia [para o Mundial 2014] serão sorteados para grupos de seis equipas, respeitando sempre o princípio dos cabeças-de-série", indica o artigo 12 dos novos regulamentos.

Apesar de se desconhecer números relativos às receitas geradas na qualificação pelas seleções europeias, este critério significa que seleções dos países com os maiores mercados televisivos (tais como Inglaterra, França, Alemanha, Espanha, Rússia ou Turquia) terão mais possibilidades de marcar presença num grupo maior. Isso obriga-os a mais dois jogos, mas também coloca no mesmo grupo seleções teoricamente mais fracas.

O Euro2016 será o primeiro em que se jogará uma fase final a 24 equipas, apuradas a partir de 53 seleções, outro recorde. O sorteio que alinhará em grupos estas 53 equipas realiza-se a 23 de fevereiro de 2014, em Nice.

Os procedimentos do sorteio, o calendário de jogos da fase final e os cabeças-de-série (alinhados consoante o ranking de seleções da UEFA) serão anunciados a 23 e 24 de janeiro, em Nyon.

Por outro lado, a UEFA mudou igualmente o calendário de qualificação, criando o conceito "Semana do Futebol", que permite a realização de jogos entre quinta e terça-feira. Ou seja, cada dia da "Semana do Futebol" terá entre oito e dez jogos, ao contrário do que se passava atualmente, em que 20 ou 30 jogos se realizavam no mesmo dia.

"O facto de dividirmos a Qualificação Europeia por vários dias, ao invés de todas as equipas jogarem no mesmo dia, vai permitir uma maior visibilidade para a competição", considerou o secretário-geral da UEFA, Gianni Infantino.

No caso de jornada dupla, as equipas jogam à quinta-feira/domingo, sexta-feira/segunda-feira ou sábado/terça-feira.

De acordo com os regulamentos, os nove vencedores dos grupos, os nove segundos classificados e o terceiro melhor apuram-se diretamente para a fase final, enquanto os restantes oito terceiros classificados vão disputar um "play-off" para determinar os últimos quatro apurados para a fase final.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?