loading

Inglaterra: O impressionante trabalho de Roberto Martinez no Everton

Muito se tem falado (e com justiça!) das excelentes temporadas de Arsenal e Liverpool na corrente edição da Premier League. No entanto, existe uma outra equipa que tem lutado taco-a-taco com os eternos candidatos ao título no país de Sua Majestade. Chama-se Everton e é treinado pelo espanhol Roberto Martinez.

Inglaterra: O impressionante trabalho de Roberto Martinez no Everton

Após 11 anos em Goodison Park, David Moyes foi o escolhido para assumir a pesada herança de Alex Ferguson no Manchester United. O Everton ficou órfão de um treinador que conhecia os cantos à casa, mas a escolha do sucessor foi decidida: Roberto Martinez, espanhol que havia aguentado o modesto Wigan Athletic na Premier League durante anos consecutivos e que, apesar da despromoção em 2012-13, foi capaz de conquistar a primeira Taça de Inglaterra da História dos ‘Latics’.

Antes de assumir o comando do Everton, Martinez foi um dos impulsionadores da escalada do Swansea City, tendo incorporado uma cultura de posse de bola na identidade do emblema galês e que foi seguida à risca, com excelentes resultados, pelos seus sucessores. Ainda no Wigan, Roberto Martinez rejeitou uma proposta tentadora do Aston Villa e manteve-se com coragem mais uma época no DW Stadium. Bem. Ganhou uma Taça de Inglaterra e esperou por um clube de maior tarimba.

Com menos recursos (financeiros e humanos) do que qualquer equipa que ocupa atualmente os lugares cimeiros da Premier League, o Everton tem conseguido praticar um estilo de jogo coeso, com vários rasgos individuais de qualidade e que tem causado alguns calafrios aos milionários da tabela classificativa. Os ‘Toffees’ são a equipa menos batida da prova (apenas uma derrota em 16 rondas) e possuem a melhor defesa a par do Southampton, com 15 tentos encaixados.

Na quinta posição, com 31 pontos, a apenas quatro pontos do líder Arsenal, o Everton já foi capaz de bater o pé ao Chelsea (1-0) e ao campeão Manchester United (0-1). Empatou com o Tottenham (0-0), Liverpool (3-3) e Arsenal (1-1). A única derrota do emblema sediado na cidade de Liverpool aconteceu no Etihad Stadium, diante do local Manchester City (3-1), equipa que possui o ataque mais temido da Premier League.

Neste contexto, se David Moyes ainda não se mostrou capaz de garantir a sucessão de Alex Ferguson no Manchester United, Roberto Martinez tem continuado na perfeição as pisadas de David Moyes no comando do Everton. Com uma equipa ‘arrumadinha’ e sem grandes individualidades (exceção feita ao jovem Ross Barkley), o Everton é, talvez, o conjunto mais equilibrado da Premier League, conseguindo ombrear com o Chelsea de José Mourinho no que toca a consistência. Na frente, o belga Lukaku tem mostrado ao ‘Special One’ que, se calhar, talvez merecesse um pouco mais de paciência em Stamford Bridge. Para bem dos 'blues'.

Por isso, não será de admirar que este Everton consiga atrapalhar as contas pela Liga dos Campeões de um campeonato muito equilibrado nesse aspeto. De uma equipa experiente, bem orientada, coesa e concretizadora não se pode esperar outra coisa. Tiro o meu chapéu a Roberto Martinez, que sucedeu com coragem e se encontra a melhorar a sucessão.

Endereço Eletrónico: [email protected]

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?