Após quatro anos de gloriosas vitórias ao serviço do Barcelona e de seis meses que prometem muitos títulos com o Bayern Munique, Pep Guardiola sabe o que pretende fazer no futuro: treinar jovens jogadores. A sua paixão está aí, no momento em que o futebol é mais puro.
«O meu sonho é voltar a treinar jovens jogadores. O que vivi no Barcelona B foi futebol em estado puro», destacou Pep Guardiola, presente no Dubai, ao lado de outro dos treinadores mais reputados do futebol mundial, o italiano Fabio Capello.
De resto, apesar de ter sido um dos responsáveis pelo 'tiki-taka' do Barcelona, que dominou o futebol mundial durante alguns anos, Pep Guardiola acredita que a hegemonia dos catalães se deveu a uma única pessoa: Lionel Messi. «Poderei dizer que foi a era de Messi», respondeu, negando ter construído, por sua conta, qualquer era do futebol mundial em Camp Nou.
Ao serviço do Barcelona, o técnico espanhol conquistou 14 troféus em apenas quatro temporadas, numa média superior a três troféus por época. Duas Ligas dos Campeões, duas Supertaças Europeias, três Ligas BBVA, duas Taças do Rei, dois Mundiais de Clubes e três Supertaças de Espanha. No Bayern Munique, já conta com outra Supertaça Europeia e outro Mundial de Clubes.