O treinador do Nacional reconheceu hoje que não terá tarefa fácil na receção, na segunda-feira, ao Benfica, mas mantém-se otimista em relação a este jogo do Grupo D da Taça da Liga de futebol.
"Vamos jogar com um dos líderes do campeonato, numa prova curta, a quatro e numa volta só. Em termos de campeonato, que é a prova principal, o Nacional tem tido um desempenho positivo. Tivemos um acidente, na Taça de Portugal, ao ser eliminados logo na primeira eliminatória e, por isso, a Taça da Liga apresenta-se como um caminho alternativo à Taça de Portugal. Vamos tentar reabilitar a imagem, numa prova que é complementar", disse Manuel Machado.
Contudo, Manuel Machado, embora esteja optimista, está consciente das dificuldades: "O Benfica é um grande clube, tem uma grande equipa e lidera a prova principal, conjuntamente com o Sporting e o FC Porto. Mesmo jogando no nosso terreno, não podemos assumir o favoritismo, em momento algum".
Manuel Machado enalteceu ainda a qualidade do seu antagonista de segunda-feira, referindo que "o Benfica está dotado de praticantes de um patamar muito elevado, que formam uma equipa muito competente, e por isso este jogo terá um grau de dificuldade muito elevado".
Não obstante, as dificuldades não tirarão motivação aos insulares: "Antes pelo contrário. Enfrentar um grande emblema e uma grande equipa, sempre faz crescer os índices motivacionais", afirmou, convictamente, Manuel Machado.
Numa prova tão curta, uma derrota, ou uma vitória, podem ser determinantes.
"Se ganharmos, ficamos bem posicionados, pois temos um outro jogo em casa", anuiu, mas ressalvou que o Nacional "tem de se concentrar na resolução deste primeiro obstáculo e, se o conseguir fazer, pensará a seguir no Gil Vicente".
O Benfica poderá não se apresentar na máxima força, facto que é desvalorizado por Manuel Machado: "Sabemos que, independentemente das pequenas, ou maiores, alterações que possam ser feitas, o Benfica tem, como o seu técnico já disse, um grupo com muita qualidade, sendo que vão rodando no `onze´, sem grande perda de rendimento. Será sempre um Benfica capaz, aquele que teremos pela frente", assegurou.
O Nacional conseguiu recentemente bons resultados no Estádio do Dragão e em Alvalade e esse poderá ser um factor adicional para elevar a confiança.
"O Nacional jogou bem nesses terrenos, mas jogou menos bem, pelo menos em termos de resultado, com o Benfica e, por isso, podemos considerar que esta foi a equipa que nos colocou mais problemas. Esperemos, desta vez, tentar resolver o que esteve menos bem no jogo da Luz, no sentido de podermos alcançar um resultado mais condizente com as nossas aspirações", afiançou. O Nacional perdeu no Estádio da Luz, por 2-0, com golos de Siqueira e Óscar Cardozo, em jogo para o campeonato.
O Nacional recebe pelas 20:45 de segunda-feira, no Estádio da Madeira, o Benfica, em partida da primeira jornada do grupo D da Taça da Liga, num encontro que será arbitrado pelo albicastrense Carlos Xistra.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.