O Benfica dominou hoje o Campeonato Nacional de estrada, disputado em Elvas, ganhando individualmente, através de Rui Pedro Silva e Ana Dulce Félix, e também coletivamente, nos setores masculino e feminino.
Rui Pedro Silva, o favorito, repetiu o título conquistado em 2009, mas teve a réplica do seu companheiro de equipa Alberto Paulo, que só cedeu nos 1.500 metros finais.
O campeão gastou 29.38 minutos no difícil percurso de 10 quilómetros, menos sete segundos do que o seu companheiro de equipa e menos 14 do que Hélder Santos, do Maia AC, que completou o pódio.
Colocando os seus quatro atletas pontuáveis entre os 10 primeiros, o Benfica confirmou o seu favoritismo, tanto mais que as formações do Sporting e dos The Cleans, as únicas que lhe poderiam dar réplica, estiveram ausentes.
O Benfica somou 18 pontos e completaram o pódio as formações do Maia AC, com 28 pontos, e do CUA Benaventense, com 51 pontos.
Ana Dulce Félix partiu como claro favoritismo e confirmou-o, não necessitando de se empregar a fundo para triunfar pela terceira vez consecutiva.
A atleta minhota terminou a prova em 33.44 minutos, deixando Claudia Pereira, do JOMA, e Carla Martinho, da Adercus, na segunda e terceiras posições, a 38 e 46 segundos, respetivamente.
No setor feminino, coletivamente, o Benfica somou 25 pontos, contra 31 da UD Várzea e 43 da Adercus.
O Benfica conquistou também os títulos masculinos de sub-23, através de Samuel Barata, e de juniores, por André Pereira, ganhando ainda coletivamente neste último escalão.
No setor feminino, duas atletas da UD Várzea triunfaram em sub-23, com Silvana Dias, quarta na geral, e juniores, através de Sónia Ferreira, mas nenhuma formação reuniu quatro atletas para formar equipa.