loading

Sporting vence em Penafiel, mas falha 'meias' da Taça da Liga

O Sporting venceu hoje no reduto do Penafiel, da II Liga, por 3-1, mas foi afastado das meias-finais da Taça da Liga de futebol pelo FC Porto, nos instantes finais da terceira e última jornada do Grupo B.

Sporting vence em Penafiel, mas falha 'meias' da Taça da Liga

Os "leões", que estiveram a perder, por culpa de um tento de Aldair, aos 19 minutos, ganharam com golos de Mané (44), Wilson Eduardo (68) e Adrien (81, de penálti), numa reviravolta que a equipa orientada por Leonardo Jardim fez por merecer.

O técnico penafidelense, Miguel Leal, foi mais "conservador" na abordagem ao jogo e mudou apenas três elementos no "onze" (Pedro Santos, Gabi e Paulo Roberto), enquanto Leonardo Jardim, no Sporting, mudou cinco jogadores, deixando de fora Rui Patrício, Rojo, Wilson Eduardo, André Martins e Capel.

Os locais foram melhores na primeira parte, mostrando ser uma equipa compacta, de processos simples, pressionante sobre o portador da bola e rápida nas saídas para o contra-ataque, limitando o Sporting a ténues iniciativas individuais.

Sem ter feito muito por isso em termos ofensivos, o Penafiel colocou-se em vantagem aos 19 minutos, numa "bomba" de Aldair, de fora de área, para ver e rever.

Leonardo Jardim, que também jogava com os golos (o FC Porto entrou na última jornada com vantagem de um), tirou o "penafidelense" Vítor e colocou Wilson Eduardo, abdicando de um 4-3-3 ineficiente e optando por um 4-4-2 que colocou mais um elemento no corredor central do ataque e obrigou o Penafiel a recuar linhas.

Com alguma felicidade, o Sporting chegou à igualdade, aos 44 minutos, pelo "miúdo" Mané, a emendar um centro da direita, após um livre frontal que deixou algumas dúvidas.

Sem condição física para aguentar o mesmo ritmo e intensidade de jogo, os locais surgiram na segunda parte mais "encolhidos" e lentos nas saídas para o contra-ataque, forçados também por um Sporting mais ofensivo, que procurava a vantagem, moralizado pelo desaire parcial do FC Porto diante do Marítimo.

Muito lutador, Montero falhou na eficácia, valendo aos locais também uma grande intervenção de Coelho, aos 66 minutos, deixando em desespero os adeptos do Sporting, que viriam a festejar a reviravolta, aos 68, num remate de Wilson Eduardo, em lance em tudo semelhante ao que o colombiano desperdiçara dois minutos antes.

Os "leões" entusiasmaram-se e foram à procura do terceiro, perante uma equipa já sem forças, mas que nunca se entregou, e conseguiram-no por Adrien, aos 81, na cobrança de uma penalidade a punir uma entrada faltosa de Fábio Ervões sobre Eric Dier, na área do Penafiel.

Após o apito final de Marco Ferreira, os jogadores das duas equipas mantiveram-se no relvado, dividindo-se nas manifestações à vitória "fora de horas" do FC Porto, que colocou os "dragões" nas "meias" da Taça da Liga.

Programa da jornada

Sábado, 25 de Janeiro de 2014
Beira-Mar - Estoril, 1 - 3
Benfica - Gil Vicente, 1 - 0
Sp. Braga - Belenenses, 5 - 0
Penafiel - Sporting, 1 - 3
FC Porto - Marítimo, 3 - 2

Domingo, 26 de Janeiro de 2014
Leixões - Nacional, 0 - 2
Paços Ferreira - V. Setúbal, 2 - 0
Sp. Covilhã - Rio Ave, 1 - 3

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?