O Estoril-Praia e o Arouca empataram hoje 1-1, no encontro que inaugurou a 17.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado no Estoril.
Num jogo ainda marcado pela expulsão de Evandro quando os "canarinhos" venciam, os estorilistas adiantaram-se aos 36 minutos, por Seba, mas os arouquenses aproveitaram bem a vantagem numérica em campo e igualaram aos 78, por Roberto.
O último triunfo em casa dos estorilistas remonta a 16 de dezembro, quando mediu forças com o Gil Vicente e venceu por 2-0. Desde então, perdeu com o Braga (2-1) e empatou com o Belenenses (1-1), ambos para a Taça da Liga, e igualou com o Sporting (1-1), para o campeonato nacional.
Com este resultado, o Estoril-Praia, que soma agora 27 pontos, fica a três pontos de garantir a manutenção na I Liga. Esta fasquia foi traçada pelo treinador do Estoril-Praia, Marco Silva, que tem considerado que 30 pontos são suficientes para garantir a permanência no escalão maior do futebol luso. Quando os atigirem, os estorilistas vão depois redefinir objetivos, sendo que conseguir um lugar nas competições europeias deverá ser o próximo passo.
Diante do Arouca, depois de uma primeira meia hora muito musculada, com um ligeiro sinal mais para os "canarinhos" - aos 11 minutos Balboa ficou "preso" ao relvado e não rematou quando se encontrava na "cara" de Cássio e, aos 31, Carlitos, de cabeça, falhou o alvo por pouco -, Sebá concretizou essa superioridade, na sequência de um mau posicionamento defensivo do adversário.
Num lançamento de linha lateral pertencente aos comandados de Pedro Emanuel, Yohan Tavares ganhou a bola e isolou o avançado, que se encontrava no flanco direito. Sebá, em jogada de contra-ataque, esperou pela saída de Cássio para inaugurar o marcador com um "chapéu" ao guardião.
Sem conseguir criar ações ofensivas satisfatórias, Pedro Emanuel mexeu na equipa no início do segundo tempo. Colocou em campo Pintassilgo para o lugar de Soares, que já tinha um cartão amarelo, para dar maior velocidade à equipa.
Uma substituição que não trouxe efeitos práticos, já que foi o Estoril-Praia que manteve a superioridade, tanto nas ocasiões de golo, como na posse de bola. Aos 55 minutos, Balboa, após entendimento com Carlitos, não deu o melhor seguimento à bola, e pouco depois rematou ao lado da baliza "de" Cássio.
A expulsão de Evandro, aos 69 minutos, complicou as aspirações estorilistas, embora tenham mantido a posse de bola. O Arouca chegou, aos 78, à igualdade, por intermédio de Roberto, que, de cabeça, "bateu" Vagner, respondendo positivamente a um cruzamento do recém entrado Ceballos.
Com a igualdade no marcador, as emoções aqueceram no relvado do Estádio António Coimbra da Mota, o guarda-redes suplente do Arouca, Rui Sacramento, que hoje completou 29 anos, viu mesmo um cartão amarelo, aos 82 minutos, por impedir Tiago Gomes de efetuar o lançamento de linha lateral.
Com o resultado feito, os jogadores caíram em lances de faltas sucessivas, tornando a ponta final desnecessariamente feia. Este empate dá ao Arouca o 16.º ponto na I Liga, na qualk ocupa o 12.º lugar.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.