O nadador australiano Ian Thorpe foi hoje de madrugada detido pela polícia e levado para um hospital quando se encontrava a deambular numa rua perto da casa dos pais, no sul de Sydney.
Os motivos da detenção não foram revelados, mas segundo a estação local ABC, Thorpe, vencedor de cinco medalhas olímpicas de ouro, encontrava-se aturdido e desorientado.
Esta foi a segunda vez em duas semanas que o nadador, de 31 anos, foi levado para o hospital.
O alarme foi dado por um rapaz de 14 anos, que às 03:00 ouviu um barulho no exterior da sua casa e viu Thorpe a tentar entrar para uma carrinha, diz o canal Ten News.
Segundo a mesma fonte, o nadador parecia estar sob a influência de alguma substância.
A polícia não identificou Thorpe, mas confirmou à AFP que os agentes foram chamados às 03:00 quando «foi visto um homem perto de um veículo».
«Foi levado para o hospital para uma avaliação médica», disse um porta-voz, acrescentando que «não foi apresentada qualquer queixa oficial e não se antecipam novas ações da polícia».
A empresa que gere a carreira de Thorpe não respondeu ainda aos pedidos de informações da AFP, mas ao Ten News terá dito que o estado de desorientação do nadador se deve a uma mistura de medicamentos para a dor e antidepressivos.
A mesma fonte informou ainda que Thorpe fora admitido numa clínica privada para tratamento contra a depressão.
Esta informação confirma notícias da semana passada - negadas pelos agentes - de que Thorpe teria dado entrada numa clínica de reabilitação para a depressão e o alcoolismo.
Ian Thorpe reconheceu na sua biografia, publicada em 2012, ter sofrido durante anos de uma depressão, que o levou a equacionar o suicídio.
«Usei o álcool como uma forma de livrar a minha cabeça de pensamentos horríveis. Era a minha forma de gerir os meus estados de espírito», disse então o nadador, detentor de nove medalhas olímpicas. Além das cinco de ouro, conquistou três de prata e uma de bronze.
Thorpe é o atleta australiano com mais medalhas de ouro olímpicas: quatro nos Jogos de Sydney, em 2000, e uma nos Jogos de Atenas, em 2004.
Também foi o primeiro nadador a conseguir seis medalhas de ouro no decorrer de um único campeonato do Mundo, em 2001.