loading

Benfica-Sporting: Cabeçada de Luisão começou a desfazer jejum de 11 anos

A 14 de maio de 2005, Luisão deu a primeira cabeçada a um “jejum” de 11 anos e direcionou o Benfica para o 31.º título nacional de futebol, no último dérbi com o Sporting que discutia a liderança.

Disputava-se a 33.ª e penúltima jornada da edição de 2004/2005 da I Liga. Benfica e Sporting partilhavam o comando e uma vitória assegurava praticamente o título, um cenário que não se aplica para domingo, embora seja na Luz que se avaliará em definitivo o estatuto de candidato que os “leões” tanto têm “sacudido”.

Há quase nove anos, um empate servia mais ao Sporting, que tinha vantagem no confronto direto com o Benfica, depois de ter ganho na primeira volta por 2-1. Neste contexto, as coisas corriam de feição aos pupilos de José Peseiro até à reta final do jogo.

Tudo ficou decidido a seis minutos do fim, num livre cobrado por Petit que Luisão corrigiu de cabeça para a baliza de Ricardo, que correu de imediato para o auxiliar a reclamar mão do central brasileiro.

A discussão sobre a validade do golo, sobretudo por alegada falta de Luisão sobre Ricardo, por um encosto na pequena área, arrasta-se até hoje, mas, na altura, o árbitro Paulo Paraty, já retirado, apontou para a marca do meio-campo.

O Benfica destacava-se do Sporting e passava a ter como único opositor o FC Porto. Estava a um ponto do título, que seria arrecadado no Bessa, frente ao Boavista (1-1), na última jornada.

Em Alvalade, no final de uma época negra, o Sporting perdeu com o Nacional por 4-2 e o apuramento direto para a Liga dos Campeões, deixando a vaga do segundo lugar ao FC Porto (empate 1-1 com a Académica, no Dragão).

Entre as equipas que disputaram o dérbi lisboeta de 2005, é precisamente Luisão o único que continua no ativo com a mesma camisola. Uns “reformaram-se”, como Miguel, Mantorras, Nuno Gomes ou Beto, e outros seguem no futebol como treinadores (Sá Pinto orienta atualmente os gregos do OFI Creta) ou comentadores, como Pedro Barbosa.

Ficha do encontro:
Data: 14 de maio de 2005.
33.ª e penúltima jornada da Superliga de 2004/2005.
Jogo no Estádio da Luz, em Lisboa.
Benfica - Sporting, 1-0.
Ao intervalo: 0-0.
Marcador:
1-0, Luisão, 84 minutos.

Equipas:

Benfica: Quim, Miguel (Mantorras, 78), Ricardo Rocha, Luisão, Dos Santos, Petit, Manuel Fernandes, Nuno Assis (João Pereira, 86), Geovanni, Simão e Nuno Gomes (Alcides, 89).

(Suplentes: Moreira, João Pereira, Alcides, Fyssas, Bruno Aguiar, Mantorras e Delibasic).

Sporting: Ricardo, Miguel Garcia, Beto, Polga, Rui Jorge (Tello, 67), Custódio, Rochemback (Hugo Viana, 74), João Moutinho, Pedro Barbosa, Douala (Pinilla, 70) e Sá Pinto.

(Suplentes: Nelson, Hugo, Rogério, Hugo Viana, Tello, Niculae e Pinilla).

Árbitro: Paulo Paraty (Porto).

Acção disciplinar: cartão amarelo para Rui Jorge (53), Ricardo Rocha (66), Rochemback (70), Beto (82), Quim (88) e Polga (91). Cartão vermelho direto para Beto (88).

Assistência: cerca de 65.000 espetadores.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?