O futebolista português Cristiano Ronaldo é um dos seis nomeados para o Laureus de desportista do ano, juntamente com os atletas Usain Bolt e Mo Farah, o basquetebolista LeBron James, o tenista Rafael Nadal e o piloto Sebastian Vettel.
O galardão vai ser entregue a 26 de março, em Kuala Lumpur, na Malásia, e o avançado do Real Madrid enfrenta a concorrência de dois anteriores vencedores, o velocista jamaicano, tricampeão olímpico, distinguido nesta categoria em 2009, 2010 e 2013, e o tenista espanhol, número um mundial, premiado em 2011.
Ronaldo, vencedor da Bola de Ouro em 2008 e 2013, repete a nomeação de 2009, enquanto o futebolista argentino Lionel Messi foi nomeado em 2010, 2011, 2012 e 2013, tendo o espanhol Andres Iniesta constado entre os candidatos em 2011.
Para a categoria de ação, que está na posse do austríaco Felix Baumgartner, está nomeada a brasileira Maya Gabeira, que em outubro de 2013 sofreu um acidente numa onda gigante na Nazaré, tal como os surfistas australiano Mick Fanning e o norte-americano John John Florence. O brasileiro Bob Burnquist (Skateboard), o britânico Jamie Bestwick (BMX) e o norte-americano Shaun White (Snowboard) são os outros nomeados para esta categoria.
A varista russa Yelena Isinbayeva, a velocista jamaicana Shelly-Ann Fraser-Pryce, a tenista norte-americana Serena Williams, a nadadora norte-americana Missy Franklin e a futebolista alemã Nadine Angerer são as seis candidatas ao prémio de desportista feminino do ano.
Ao prémio de equipa do ano concorrem a equipa de futebol do Bayern Munique, a seleção do Brasil de futebol, a seleção da Nova Zelândia de râguebi, os Miami Heat, a escuderia Red Bull da Fórmula 1 e os tenistas norte-americanos Bob e Mike Bryan.
Entre os nomes apresentados para o prémio destinado aos regressos, surgem, novamente, Isinbayeva e Nadal, ao lado do futebolista brasileiro Ronaldinho Gaúcho, do golfista norte-americano Tiger Woods, do basquetebolista francês Tony Parker e a equipa Oracle Team USA da America’s Cup.
Para a distinção de revelação, são candidatos o piloto espanhol Marc Márquez, o ciclista colombiano Nairo Quintana, os golfistas Justin Rose e Adam Scott, o varista alemão Raphael Holzdeppe e a seleção de críquete do Afeganistão.
O suíço Marcel Hug, que vai participar na prova de cadeira de rodas da edição de 2013 da meia maratona de Lisboa, é um dos seis candidatos ao prémio para atletas com deficiência, juntamente com a esquiadora francesa Marie Bochet, a norte-americana Tatyana McFadden (atletismo adaptado), as nadadoras Sophie Pascoe, Sarah Louise Rung e Olga Sviderska.