A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Nike renovaram hoje o acordo de parceria até 2018, um patrocínio que reduz a necessidade de comparticipação pública do organismo, conforme sublinhou o seu presidente.
“A Nike continuará ligada às nossas seleções pelo menos até 2018” anunciou o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, em Óbidos, durante a renovação do acordo com a marca norte-americana que fornece os equipamentos das seleções.
Escusando-se a revelar o valor do contrato, Fernando Gomes revelou tratar-se de “um acordo tão natural como exigente”, em que as partes foram este ano “mais além” e que vai permitir “desenvolver mais produtos para públicos diferentes”.
O patrocínio da marca vai permitir à FPF “ter perto de duas dezenas de seleções a trabalhar já esta época, sendo que apenas uma [a seleção A] é operacionalmente rentável”, afirmou Fernando Gomes.
Segundo o mesmo responsável, o acordo permitirá ainda que a Federação possa “construir a Cidade do Futebol sem recurso a um cêntimo do investimento público” e fazer com que “o peso do financiamento público no total das receitas decresça ainda mais, situando-se hoje em menos de 2%”.
Fernando Gomes acrescentou que investir “centenas de milhar de euros no futebol feminino”, fazendo “uma aposta fortíssima numa área em que há tão poucas praticantes”, é outras das possibilidades que a parceria irá viabilizar no próximos anos, em que a FPF pretende igualmente “fazer evoluir o futsal, ao nível de criação de novos escalões etários no percurso da formação”.
Fernando Gomes exemplificou a importância financeira do protocolo, sublinhando que o custo de todas as seleções femininas do país se aproxima dos “dois milhões de euros” e que o do futsal ultrapassa um milhão tornando-as atividades que não são possíveis de rentabilizar “sem que esses custos sejam suportados pelo conjunto de patrocínios”.
O no caso do protocolo agora assinado “este valor do patrocínio da Nike serve para cobrir os custos que a FPF tem com as outras seleções, incluindo a sub-21 masculina”, acrescentou.
O diretor de Sports Marketing da Nike, Albert Baronet, afirmou-se satisfeito com a renovação parceria. “[A FPF] representa muitíssimo, não só pela sua história presente, mas também pelo grande futuro que pensamos que tem pela frente”, afirmou o responsável, sublinhando que a marca pretende prolongar estes acordos “muito além de 2018”.