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Marketing Desportivo: Como fidelizar públicos e atrair marcas

Há duas semana escrevia, neste mesmo espaço, que o futebol português sofre, por parte dos seus dirigentes, de um certo amadorismo. Por cá, todos os dias temos exemplos pouco dignificantes. O último aconteceu ontem no Conselho de Presidentes. Está na hora de trabalhar de forma mais séria e profissional. O marketing desportivo pode ajudar.

Marketing Desportivo: Como fidelizar públicos e atrair marcas
Futebol 365

O principal objetivo do marketing passa por valorizar um produto ou serviço através de certas ferramentas de promoção e/ou comunicação, a fim de criar no cliente um certo grau de satisfação. Contudo, no desporto, em geral, e no futebol, em particular, existem características únicas. É, por isso, necessário possuir uma estrutura profissional que perceba e interprete as necessidades dos seus públicos, neste caso os adeptos. As marcas de futebol movimentam milhões, mas também despertam paixões.

Falar em adeptos é falar num tipo diferente de consumidores. Estes, independentemente dos resultados desportivos, relacionam-se com o clube (marca) de forma emotiva e, na maior parte das vezes, pouco emocional. Atenção: não quer dizer que não saibam o que querem e que não peçam para ser tratados com referência. É aqui que reside a diferenciação. Uma relação assim cria aquilo que tantas marcas anseiam: a fidelização.

A importância do marketing desportivo é enorme. É através dele que as marcas comunicam com o consumidor. Pessoas que consomem os eventos desportivos. São estes consumidores que representam a marca, são eles que a defendem com unhas e dentes, mas para isso é preciso saber ouvi-los e dar-lhes importância. Os adeptos querem estar envolvidos com a vida do clube. Errado é pensar que basta pedir para que eles venham aos estádios durante 90 minutos, desaparecerem durante uma semana para voltar no próximo fim-de-semana ou no próximo jogo europeu. É necessário procurar incluí-los diariamente.

Pouco disto se vê ainda em Portugal. Os dirigentes continuam a olhar para os adeptos de forma pouco profissional e, em alguns casos, de forma pouco digna. Servem somente para a receita de bilheteira e pouco mais. Mais uma vez aqui escrevo que Inglaterra é o exemplo a seguir. Existe um enorme envolvimento entre clubes e adeptos. Basta fazer uma breve análise aos sites dos clubes ingleses para perceber que nada é deixado ao acaso na hora de procurar satisfazer os adeptos.

É verdade que uma estratégia de marketing no futebol é sempre muito volátil. São os bons resultados que trazem os adeptos aos estádios, mas, até aí, se existir uma estrutura profissional centrada no bem estar dos seus públicos e na promoção da sua marca desportiva, os resultados negativos poderão mais facilmente ser atenuados.

Desportivamente, os clubes portugueses são dos melhores do Mundo, mas no aspeto organizacional muito ainda deve ser feito. É preciso ser mais profissional para podermos satisfazer o nosso público-alvo, atrair marcas de renome que queiram investir e passar para outro patamar na vertente comercial.

Este texto é resultado da colaboração semanal entre o Futebol 365 e o blogue marcasdofutebol.wordpress.com. Esta parceria procura analisar o desporto-rei a partir de um ângulo diferente: a comunicação.

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