O atleta Antonio Jiménez Pentinel, campeão europeu de 3.000 metros em 2002, é um dos 10 detidos no âmbito de uma operação da polícia espanhola contra o tráfico de produtos dopantes, foi hoje anunciado.
Agentes da Unidade Central de Delinquência Especializada e Violenta do Corpo Nacional de Polícia (UDEV) detiveram, pelo menos, 10 pessoas, numa operação, denominada Jimbo e que foi realizada em Lucena (Córdoba), Sevilha, Cantábria, Silla (Valência), Marbella (Málaga) e Almonte (Huelva).
De acordo com fontes da investigação citadas pela EFE, os agentes prosseguem investigações em Valência, procurando clientes e abastecedores da rede, assim como possíveis desportistas de elite implicados.
Neste momento, o nome mais conhecido é o de “Penti”, como é conhecido Antonio Jiménez Pentinel, que foi detido com a acusação de um crime contra a saúde pública, por alegadamente ser traficante de substâncias dopantes.
O atleta andaluz foi campeão europeu de 3.000 metros obstáculos em 2012 e esteve nos Jogos Olímpicos Atenas2004, integrando recentemente a equipa espanhola de corta-mato que venceu os Europeus.