A Alemanha, com uma segunda parte demolidora, bateu hoje o Japão, por 3-0, e conquistou pela terceira vez a Algarve Cup de futebol feminino, na final que decorreu no Estádio Algarve.
Depois de uma primeira parte equilibrada e sem grandes oportunidades de golo, a seleção germânica foi claramente superior na segunda metade da partida e resolveu a final com golos de Kessler, Mittag e Marozsan, aos 46, 50 e 61 minutos.
A Alemanha voltou assim a levantar o troféu algarvio depois de vitórias em 2012, também numa final frente ao Japão, e 2006.
Na primeira parte, as germânicas acabaram por cair no tipo de jogo "sonolento" e demasiado receoso do Japão, que apostou (e abusou) das trocas de bola entre o seu quarteto defensivo, lançando-se no ataque apenas pela certa.
Mesmo assim, a Alemanha chegou a estar perto do golo em cima do intervalo, num bom cabeceamento Sasic, que saiu centímetros ao lado da baliza nipónica, mas que funcionou com aviso para o que se iria passar na segunda parte.
No regresso dos balneários, logo no primeiro toque que deu na bola, a suplente Kessler deu vantagem às germânicas com um remate "seco" à entrada da área, com algumas culpas para a "gigante" guarda-redes Yamane, de 1,88 metros.
Pouco depois, aos 50 minutos, Mittag protagonizou o lance do encontro ao marcar de calcanhar após centro de Alusi, num lance que praticamente sentenciou a final, visto que as nipónicas nunca mais se conseguiram erguer depois de início de segunda parte.
O domínio passou a ser todo germânico e Marozsan confirmou o triunfo da sua equipa com um remate forte de fora da área, depois de ter aguentado a carga de duas adversárias.
Até final, o resultado até podia ter mais pesado para o Japão, visto que a Alemanha foi somando inúmeras oportunidades de golo, embora sem sucesso.
Ficha de Jogo:
Alemanha - Japão, 3-0.
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores:
1-0, Kessler, 46 minutos.
2-0, Mittag, 50.
3-0, Marozsan, 61.
Equipas:
Alemanha: Schult, Schmidt, Krahn (Wensing, 56), Kemme, Henning, Laudehr (Leupolz, 65), Mittag, Alushi, Goessling (Kessler, 46), Marozsan (Behringer, 86) e Sasic (Dabritz, 84).
Treinador: Silvia Neid.
Japão: Yamane, Iwashimizu, Kumagai, Ariyoshi (Kinga, 46), Sakaguchi, Miyama, Kawasumi (Takase, 81), Sawa (Iwabuchi, 46), Utsugi, Ohno (Ando, 65) e Ogimi.
Treinador: Norio Sasaki.
Árbitro: Efthalia Mitsi (Grécia).
Ação disciplinar: Nada a assinalar