A FIFA anunciou hoje que deverá ser encontrar uma solução na sexta-feira, para a obra das estruturas temporárias do Estádio de São Paulo, palco de abertura do Mundial2014 de futebol, pelas quais ninguém assume responsabilidade.
A 77 dias do início da competição, o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, afirmou-se “bastante confiante” de que o Corinthians, clube responsável pela obra, chegue a acordo com a construtora Odebrecht para efetuar os pagamentos que permitam terminar as estruturas a tempo.
“O problema não é tanto o prazo da construção, mas sim o tempo que teremos para as testar. Está tudo no limite e precisamos de tempo. Não podemos correr riscos de última hora se não testarmos as estruturas atempadamente”, disse o dirigente.
Na segunda-feira, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou uma redução fiscal propositada para a obra de Porto Alegre, o que foi considerado por Valcke como uma boa solução, passível de ser implementada em São Paulo.
As estruturas temporárias referidas englobam instalações de apoio à imprensa, espaços de receção aos convidados, autoridades e patrocinadores, praças de alimentação, tendas de produtos oficiais, decoração e geradores.
Os problemas em Porto Alegre e São Paulo são semelhantes, tendo em conta que os responsáveis pelas obras são os clubes proprietários dos estádios, conforme compromisso anteriormente assinado.