loading

Benfica e FC Porto com os olhos postos nas meias-finais da Liga Europa

FC Porto e Benfica procuram quinta-feira o apuramento para as meias-finais da Liga Europa em futebol, em jogos da segunda mão em que defendem a vantagem de 1-0: os dragões em Sevilha, as águias na Luz.

Benfica e FC Porto com os olhos postos nas meias-finais da Liga Europa
Futebol 365

O cenário apresenta-se mais “simpático” para o Benfica, que a jogar em casa com o AZ Alkmar, ainda que sem Maxi Pereira e Gaitán, castigados, e as dúvidas de Fejsa e Ruben Amorim, lesionados, é favorito frente ao sétimo classificado da Liga Holandesa.

A equipa “encarnada” encontra-se num momento de grandes decisões, a duas vitórias de festejar o título de campeão, e não tem mais de três dias de descanso entre o jogo do campeonato, no qual goleou o Rio Ave (4-0), e a receção ao AZ Alkmaar.

Seguindo a linha do que tem feito, o técnico Jorge Jesus deverá fazer a gestão do plantel, não só devido às ausências forçadas, mas porque traz vantagem da Holanda (com um solitário golo de Sálvio) e a Liga Portuguesa tem sido a prioridade.

Em caso de sucesso, para o Benfica estas seriam as terceiras meias-finais da Liga Europa nas últimas cinco épocas, tendo no último ano sido finalista vencido (derrota por 2-1 com o Chelsea).

Para o FC Porto a segunda prova da UEFA também é uma competição confortável: venceu em duas ocasiões, em 2003 (numa final em Sevilha frente ao Celtic, 3-2), e em 2011, já no atual figurino, batendo o Sporting de Braga na final (1-0), em Dublin.

Esta época a Europa surge como a salvação possível para os portistas, afastados matematicamente do título (estão a 15 pontos do Benfica quando faltam disputar 12), e já depois de Luís Castro assumir interinamente o lugar de Paulo Fonseca.

Os tricampeões nacionais têm na Liga Europa a oportunidade de uma minimizar uma temporada aquém das expectativas, e chegam a Sevilha com a vantagem do golo apontado pelo defesa francês Mangala.

O Sevilha FC, equipa dos portugueses Beto, Diogo Carriço, titulares no primeiro jogo, e Diogo Figueiras, é quinta classificada na competitiva Liga Espanhola, e a discussão do apuramento deverá exigir ao FC Porto um bom nível.

O técnico Luís Castro tem a lamentar as ausências do avançado Jackson Martinez e do médio Fernando, este por ter sido expulso por acumulação de amarelos no jogo da primeira mão. De fora, por lesão, estão também Helton e Maicon.

Se seguirem em frente, Benfica e FC Porto podem defrontar-se – nas provas internas ainda vão encontrar-se para o campeonato, Taça de Portugal e Taça da Liga – ou encontrar equipas como a Juventus ou o Basileia, melhor posicionados para as meias-finais.

Nos outros jogos tudo está bem encaminhado para que italianos e suíços consigam o apuramento: a “Juve” venceu fora os franceses do Lyon (de Anthony Lopes e Miguel Lopes) e joga em Turim, enquanto o Basileia venceu em casa o Valência por 3-0.

A Juventus, num ano em que a final está agendada para Turim, é, de facto, a grande candidata, e o Basileia, mesmo sem Stocker e Degen, lesionados, dificilmente deixará fugir uma vantagem de três golos.

No lado da equipa espanhola, oitava no campeonato, o lateral português João Pereira foi titular na primeira mão, ao contrário dos também portugueses Ricardo Costa e Ruben Vezo, numa eliminatória que muito dificilmente será favorável à equipa.

Programa da jornada:

Quinta-feira, 3 de Abril de 2014
AZ - Benfica, 0 - 1
Lyon - Juventus, 0 - 1
Basel - Valência, 3 - 0
FC Porto - Sevilla, 1 - 0

Quinta-feira, 10 de Abril de 2014
Benfica - AZ, 20:05
Juventus - Lyon, 20:05
Valência - Basel, 20:05
Sevilla - FC Porto, 20:05

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?