O Benfica qualificou-se hoje para a final da UEFA Youth League em futebol, a Liga dos Campeões para juniores, depois de golear na meia-final o Real Madrid por 4-0.
Numa partida praticamente de sentido único, o Benfica adiantou-se no marcador logo aos nove minutos. O médio Nuno Santos isolou Hildeberto Pereira atrás dos centrais do Real de Madrid e o avançado "encarnado" contornou com classe o guarda-redes Sánchez, chutando depois para a baliza deserta.
O Benfica pressionava forte à saída do meio-campo "merengue" e lançava depois contra-ataques rápidos e intencionais pelas alas ou avançava em triangulações pelo centro, não tardando em chegar ao segundo golo. Aos 14 minutos, Nuno Santos foi travado em falta na área madridista: penálti e expulsão do central Jaime Sánchez.
Na marcação da grande penalidade, o mesmo Nuno Santos não tremeu, rematando colocado junto ao poste direito de Rodríguez.
Com 2-0 e a jogar com mais um, o Benfica não abrandou e um minuto depois viu Hildeberto Pereira ser carregado novamente na área do Real de Madrid.
De novo chamado a marcar o penálti, Nuno Santos permitiu a defesa de Sanchéz, mas na recarga chutou para o fundo da baliza, para delírio dos muitos apoiantes da equipa portuguesa que se deslocaram ao estádio Colovray, na Suíça.
Na segunda parte, o Real Madrid entrou com vontade de reduzir a desvantagem, mas o Benfica rapidamente voltou à mesma toada da etapa inicial, trocando bem a bola e lançando os seus jogadores mais rápidos pelas alas.
Aos 54 minutos, Rochinha quase marcou o quarto, trabalhando bem na área após um bom domínio de Nuno Santos na direita.
Um minuto depois, o número 10 "encarnado" (seis golos e cinco assistências na competição) marcou mesmo. Cerro intercetou com a mão um centro da esquerda, em plena área "merengue", e o árbitro apontou pela terceira vez para a marca dos 11 metros. Rochinha concretizou com um remate "à Panenka".
O Real Madrid ainda teve uma boa oportunidade de golo (defesa com o pé de Graça aos 65), mas gradualmente baixou os braços. Já o treinador do Benfica, João Tralhão, preferiu gerir o cansaço e prevenir eventuais punições disciplinares dos seus jogadores.
Com Romário Baldé na bancada a cumprir castigo, João Tralhão fez sair Rochinha aos 69 e Hildeberto Pereira aos 78, dando minutos a Gilson e João Gomes.
A final da Youth League está marcada para as 15:30 de segunda-feira, na qual o Benfica enfrentará o vencedor da outra meia-final, que opõe hoje o Schalke 04 ao FC Barcelona (15:30 no estádio Colovray, em Nyon).
A Youth League é uma competição europeia para equipas juniores organizada pela UEFA em moldes semelhantes à Liga dos Campeões. As equipas de juniores dos clubes que participam na Liga dos Campeões são colocadas em grupos iguais aos das equipas principais e quatro clubes apuram-se para uma fase final, disputada este ano em Nyon.