Na ausência forçada de Cristiano Ronaldo, foi o internacional galês a assumir o manto de herói da formação ‘merengue’ e dar um dos mais importantes troféus da temporada ao Real Madrid. Durante largos momentos do encontro, o Barcelona foi uma sombra de si próprio e ajudou os madrilistas a ganhar por 2-1.
Num jogo frenético desde o primeiro minuto, foi o Real Madrid a primeira equipa a estrear as redes do adversário: aos 11 minutos, o argentino Angel Di María bateu o guarda-redes Pinto com um remate cruzado, depois de um grande passe de Karim Benzema. O Barcelona tentou reagir, sobretudo através das arrancadas de Neymar mas a defesa ‘merengue’ e Iker Casillas iam chegando para as investidas.
No segundo tempo, foi o Barcelona a entrar mais decidido e conseguiu chegar ao empate pelo mais improvável dos jogadores em campo: Marc Bartra fez o empate aos 69 minutos num bom remate de cabeça. Mas seria uma arrancada de Gareth Bale a fazer a diferença a cinco minutos do fim e destroçou o Barcelona. Neymar ainda roçou o empate ao minuto noventa mas o ferro não deixou.