O piloto português Tiago Monteiro (Honda) vai largar da 10.ª posição para a primeira corrida do Campeonato do Mundo de Turismos (WTCC) no circuito Paul Ricard, em França, numa grelha de partida dominada pela Citroen.
Três carros da marca francesa vão sair das três primeiras posições: o francês Sebastien Loeb (nove vezes campeão de ralis) à frente, seguido do argentino José María López e do francês Yvan Muller (tetracampeão do WTCC).
O primeiro Honda Civic, do italiano Gabrielle Tarquini, surge em quarto lugar na grelha, a 1,3 segundos do mais rápido.
Tiago Monteiro admitiu no final da qualificação que as afinações do Honda Civic não resultaram como seria de esperar.
"Estava a rodar nos limites e acabei por cometer um erro. Ficámos com o 10.º tempo e cientes que isso nos dava, na inversão da grelha, a 'pole position' [na segunda corrida], optámos por não tentar fazer melhor", explicou o português.
No campeonato WTCC os pilotos fazem duas corridas: na primeira, a grelha de partida é ordenada diretamente pela qualificação e na segunda a ordem inverte-se, ou seja, o décimo da qualificação parte em primeiro, o nono em segundo e assim sucessivamente.
Tiago Monteiro assume que será problemático o arranque para a primeira corrida, na qual sai do meio do pelotão.
"Vou ter cuidados redobrados na partida para evitar os incidentes e depois tentar recuperar o maior número de posições possível. Não será tarefa fácil porque os nossos adversários estão muito fortes, mas vou tentar até porque somar pontos é a meta principal", salientou.
A primeira corrida no Paul Ricard começa às 12:00 horas de Lisboa e a segunda às 16:00.